Meu nome é Gabriela Gabriela Davanzo de Paiva sou formada em Direito pela Universidade Federal de Viçosa, e uma feminista em (des) construção. Meu primeiro contato com o feminismo foi através de amigas que me impulsionaram a conhecer mais sobre o assunto. Desde então, me encontrei enquanto mulher e despertei para muitas opressões que aconteciam em meu dia a dia e que eu achava que eram “normais”.
Por isso, luto para que todas as mulheres sejam livres das opressões que as cercam.
Aqui vão alguns livros que me ajudaram no caminho da descoberta do feminismo enquanto ferramenta que auxilia as mulheres a caminharem rumo a uma sociedade igualitária.
1) Feminismo em comum - Marcia Tiburi.
Esse foi um dos primeiros livros que li sobre o tema. Ele é um livro bem pequeno e de fácil leitura, que traz alguns conceitos iniciais sobre o feminismo e como os homens também podem entrar nessa luta com nós mulheres.
Se não sabe por onde começar, comece por aqui!
2) Sejamos todos feministas - Chimamanda Ngozi Adichie
O segundo livro que indico é o Sejamos todos feministas. Esse livro também traz conceitos iniciais de feminismo e é uma leitura super leve e gostosa. É daqueles livros que lemos em um dia, mas que transformam o resto de nossas vidas.
3) O livro do feminismo - Diversas autoras
Esse livro uma enciclopédia que conta a história do feminismo através das décadas em vários lugares do mundo. Ele tem figuras e ilustrações e é incrível pra entender como o feminismo nasceu, cresceu, e se expande até hoje.
4) Quem tem medo do feminismo negro? Djamila Ribeiro
Quando comecei a estudar feminismo, me deparei com o conceito de feminismos, assim mesmo, no plural.
Apesar de sofremos opressões por sermos mulheres, as opressões são diferentes para as mulheres brancas, negras, lésbicas, etc. Essas diferenças devem ser levadas em consideração quando falamos de feminismo, porque as lutas não são as mesmas. Pra entender um pouco sobre as pautas do feminismo negro, recomendo começar o tema por esse livro.
5) O calibã e a bruxa - Silvia Federici
Esse foi um dos melhores livros sobre feminismo que já li. Ele conta como a caça às bruxas foi uma perseguição contra as mulheres que eram pontos de resistência à implementação e consolidação do capitalismo. A leitura é um pouquinho mais difícil por ser um livro acadêmico, mas vale muito a pena ler. E as ilustrações são incríveis!