seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

José Maria investiu quase 50% a mais em Cultura comparado a anos anteriores e projetos seguem em 21

Postado à, 1054 dias atrás | 3 minutos de leitura

José Maria investiu quase 50% a mais em Cultura comparado a anos anteriores e projetos seguem em 21
Em 2020, em razão de convênios com o Estado e União, a gestão José Maria Costa investiu quase 50% a mais em Cultura, em relação aos anos anteriores.
Mesmo em plena pandemia e a economia semi-paralizada, recebendo verbas ou eventos culturais custeados por programas e convênios estaduais, federais e com apoio de empresas, o Departamento de Cultura de Piraju investiu mais de mais de 500 mil reais, incluindo nesse valor os eventos e cursos gratuitos à população, como o Projeto Guri e as Oficinas Culturais, além dos apoios em projetos interativos com outras áreas, como o Ilumina Piraju da ENEL.
 
Para 2021, o Departamento de Cultura renovou os convênios e está finalizando e inscrevendo os projetos para as chamadas públicas do Programa Juntos Pela Cultura, São foram inscritos junto à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado os projetos Mais Gestão SP, Revelando SP (apoiando o Grupo Moçambique) e Revelando SP (apoiando a Capoeira). Serão finalizados os projetos Circuito Cultural SP, Arte Urbana SP (Muralismo), Revelando SP (apoiando o artesanato local) e o Capacita Revelando SP.
 
Além destes, Leandro Fonseca, assessor de Cultura de Piraju, explica que “pela primeira vez Piraju vai participar com chance de ser aprovado do projeto Virada Cultural SP, o evento mais cobiçado oferecido pelo governo estadual”.
 
Para finalizar alguns projetos, é necessário o apoio com informações de artistas interessados em participar de sua execução, o que é pago pelo respetivo evento quando aprovado.
 
Em 2020, a Cultura com apoio do Prefeito aprovou um total de 06 projetos culturais, entre convênios com o Governo Estadual, Federal e empresas privadas. Somente com estes recursos, o total recebido corresponde a quase 50% a mais do orçamento da pasta em anos anteriores.
 
Em 2021, a previsão é de ainda mais investimentos na área, chegando a todas as linguagens, incentivando a produção artística e criativa, a geração de renda e emprega por meio do setor cultural. A pasta está empenhada, ainda, em prospectar recursos de parlamentares, especialmente para melhorias no Museu/Acervo, Biblioteca e Centro de Convenções.
 
Para saber mais sobre a cultura em Piraju clique no link
foto capa: José Maria e Chico Rossi no Festival Darcy Rossi organizado pelo Departamento de Cultura antes da Pandemia em 2018. Administração atual vem priorizando também a Cultura desde o início da primeira gestão.