seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

Jornal sarrista pegou Piraju em 57

Postado à, 31 dias atrás | 4 minutos de leitura

Jornal sarrista pegou Piraju em 57
por João Dias Ramos  
O jornal  “o Governador” da década de 1950, chegava em Piraju e fazia a alegria de muitos quando liam as crônicas relativas aos jovens rapazes e moças. O Narrador parece que olhava pelo buraco da fechadura desenvolvendo as narrativas revelando o comportamento, geralmente dos próprios amigos da turminha. Eram questões de cunho social, individual ou coletivo, namoro, sempre com um título e em seguida disparava a crítica,  sem contudo, isso se configurar um atentado contra a moral e os bons costumes. Parece que era entre uma patota e o interessante é que se publicava a piada com o nome do próprio personagem. Ficavam observando o outro para divulgar o besteirol  e  tudo ficava bem, sem se tornar um B.O, apesar de alguns ficarem muito bravos e outros rirem muito.  Selecionamos algumas aqui com os temas em negrito. Tema: Coisas Impossíveis: O França largar de beber, o Rames largar de mentir; o Hugo deixar de andar junto com o Alcides; o Osvaldo arrumar um serviço; o Bibi querer bancar o Orlando Silva. 
 
Outro Tema: Filmes da Semana: “águia da meia noite” com o Humberto; “O lobisomem” com o Dibo “Ainda serás minha”, com Alcides; “É com essa que eu vou” com Florico.  “ Quarteto meia noite”, com Mario, Antoninho, Olivier e Paulo; “Carnaval no fogo” com a turma do 1º e 2º ano normal; “Cem anos atraz”, com Brenha e Dirce. 
 
Tema: Rifam-se: A barata (carro de luxo na época) do Carlos Costa, a caminhonete do Pelego, o complexo de superioridade dos Ducas, a vasta cabeleira do Bibi; a dentadura da Genoveva, a sandália do Bardo, os cavalos do Turato, o Chalé do Rames.  
 
Fatos e boatos: Que o Osvaldo faz tempo que namora é fato, mas que se case é boato; que o Alcides e o Hugo falam em comprar caminhão é fato, mas que comprem mesmo é boato. Frases Celebres: Quando eu cheguei ao Rio...(Zé Tucunduva), Saí horripilante!...( Marina M.), Conosco é só Raio X (Antoninho e Olivier). Pode ou não pode .... O Cridinho querer saber quem escreve para o jornal “O Governador” pode, mas afirmar que seja o Mário não pode. “Em Piraju eu sou o tal” (C. Costa), “se eu souber quem escreve para o jornal O Governador eu mato” (A. Hailer).
Novelas: “O Passado não morre” com Pelego; “Um lírio na correnteza” com Antonio Francisco; “vida mal traçada” com J.R. Por que será: que o C.  Costa é convencido?, que  o Renato é cheio de si?, 
Que o Duca é então, que o N. Meira é mole? 
 
Frases que chateiam: “Elas gostam de mim, mas eu nem ligo” (Boi); “já rifei todos os brotinhos da cidade  (Claret). Filmes em Cartaz: “A Volta de Monte Cristo” com o Zé Macedo; “Legião de Heróis” com os artistas do Constantino Leman; “Desde que Partiste” com o Ronaldo (a turma do vôlei só tem fracassado); “Casa da Discórdia” com o segundo ano normal.