seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

João Valim o "rei do acesso", por Adriano Salles

Postado à, 780 dias atrás | 8 minutos de leitura

João Valim o
João Valim no C.A. Votuporanguense
 
João Vallim nasceu em Carlópolis, mas foi criado em Piraju. Pode-se dizer que é um pirajuense de expressão na área esportiva onde é reconhecido nos meios futebolísticos como “O Rei do Acesso”, sempre possibilitando que as equipes que dirigiu conquistassem o direito de disputar uma divisão superior, ou que não fossem rebaixadas como agora no seu último trabalho à frente do C.A.Votuporanguense que venceu o Rio Preto garantindo sua permanência na sua divisão, A3 Paulista.
João teve sua infância e juventude na casa de sua família na Rua Joaquim Barreiros em Piraju-SP, aquela ruazinha que fica na frente da antiga entrada do Iate Piraju, clube esportivo onde João passou a maior parte da sua adolescência entre amigos.
Jogou futebol até os 17 anos no G.E. Dom Bosco de Piraju, quando foi pra São Paulo jogar futebol no Santos F.C. até os 21 anos e teve uma passagem pelo Palestra SBC, onde foi convocado para a Seleção de Novos da sua idade. Na ocasião ele relembra que o time chegou a fazer uma excursão na Argentina jogando contra as grandes equipes de lá, como Boca Juniors, River Plate, San Lourenço e outros . Essa vivência foi muito significativa para Valim que também pegou uma fase também da Seleção de São Bernardo do Campo jogando todos os jogos abertos e regionais até ser convidado a participar da equipe de aspirantes (hoje seria o time-B) do Santos F.C., quando numa partida contra o São Vicente F.C.  João  teve uma lesão muita séria no joelho e após 3 cirurgias teve que encerrar precocemente  sua carreira de jogador de futebol. Ele tinha 21 anos e foi um baque, mas sempre com foco no futuro e com uma garra incrível então com 21 anos decidiu por terminar os e foi trabalhar em banco por seis anos, mas o futebol continuava no sangue. Era muita paixão ( avô foi jogador, técnico, diretor de futebol). João diz que que puxou ele.
Assim  resolveu “retornar ao futebol mas na parte do comando”.
Fez vários  cursos voltado ao futebol, faculdade de Educação Física e alguns estágios em Clubes profissionais, como EttY de Jundiai, São Paulo F.C. (4 meses) e Paraná Clube com o amigo-irmão Ary Marques .
A primeira oportunidade e equipe a dirigir como técnico, “foi a convite do saudoso amigo e irmão do Dom Bosco, Pedrão”, justamente o Piraju F.C. quando sagraram-se  Campeões da Copa Kaiser em 1995 na Copa Kaiser, “levantando o caneco”. 
O forte grupo tinha no elenco,Lela ( ex Noroeste) e seus filhos Richarlyson ( hoje comentarista da Globo) e Alecsandro ( ex Palmeiras).
O Azulão foi o primeiro clube que João Valim esteve como técnico.
“Foi ai que eu vi que estava no caminho certo e trabalhando com o que gostava”, relata João emocionado.
Dali começou sua carreira com a Escola de Futebol Esportiva F.C. , de Carlópolis-PR juntamente com um amigo querido Alex de Carlópolis, outro ex- jogador do Paraná Clube, e nesse trabalho João além de revelar 16 garotos da Escola para equipes profissionais transformou a Esportiva F.C. na melhor Escola de Futebol do Norte do Paraná. “Foram 4 anos de trabalho e sucesso nas categorias de Base”.
À partir de então, com esse fabuloso trabalho ele para o União Bandeirantes do Paraná, conquistando títulos e se afirmando ainda mais na difícil carreira de técnico.
Começando nas categorias de base onde foi campeão várias vezes passou a ser Auxiliar Técnico da equipe Profissional, e depois de muitas boas atuações ele veio então para o Estado de São Paulo na Equipe do Itararé F.C.,  com a missão de disputar a Série B2  do campeonato Paulista  quando conquistou seu primeiro acesso ao Campeonato Paulista. Depois foi contratado pela equipe do Taboão da Serra onde foi campeão. Esteve no SC Corinthians Paulista por dois anos na base do alvinegro do Parque São Jorge . Depois disso conquistou gloriosos  8 acessos nos Campeonatos Paulistas (campeão de uma divisão com o direito a disputar outra) fazendo um trabalho diferenciado em várias equipes do futebol paulista e Paranaense. A última conquista foram dois acessos seguidos  com a Internacional de Limeira colocando-a de volta na elite do Paulistão.
Trabalhou ainda 2 anos na equipe B do S.C.Corinthians Paulista na era Tite, “um trabalho muito bom onde recuperamos vários atletas para equipe principal. Depois E.C.Taubaté, A.E.Velo Clube, Linense F.C., Rio Claro F.C. na Série A-2 do Campeonato Paulista.
Nos últimos tempos assumiu a C.A.Votuporanguense com a missão  e responsabilidade de salvar a equipe do rebaixamento. Dia .......  ele obteve mais um sucesso conseguindo com toda a equipe manter o time na série A3 do Paulista,  após a vitória sobre o Rio Preto por 1 a 0.
Uma trajetória espetacular,  com títulos e um respeito adquirido no futebol devido à sua lealdade às equipes que dirigiu, os amigos que conquistou,  sua forma de trabalho e capacidade de liderança, empatia e seriedade.
João Vallim tem dois filhos que também seguem na carreira futebolística.
Caimmy Vallim que jogou profissionalmente até aos 33 anos.
Juliano Vallim –  Formado em Jacarezinho em Educação Fisica é hoje preparador Físico do São Bernardo do Campo, equipe  que lidera o Paulistão.
 
Anotem- Dia 30 de abril haverá um mega encontro do Dom Bosco em Piraju com jogo histórico, confraternização e muita alegria. O evento reúne estrelas como Ari Marques um dos jogadores que mais vestiu a camisa do  Colorado, foram mais de 500 atuações entre tantos destaques que passaram pelo time / escola pirajuense. Entre esses também estará João Valim.
Quem quiser camisetas alusivas ao encontro que deve ter um mega evento no Estádio Municipal e muita festa 
entre em contato com   Douglas Hernandes pelo zap 11 98449-8359  até dia 6 de abril.
Na foto acima quando sua missão foi cumprida e o Inter volta a sua posição