O Parlamentar já destinou também mais de R$ 100 milhões para áreas essenciais como educação, saúde, segurança pública, assistência social e outras do interior paulista
Durante seu primeiro mandato (2019-2023), o Deputado Estadual Danilo Balas percorreu o interior paulista para fiscalizar centenas de obras públicas paralisadas, especialmente nas áreas da educação, da saúde e da segurança. O resultado foi um levantamento de 1.075 obras paradas ou atrasadas, sendo 662 paralisadas e 413 em atraso, dados, à época, obtidos pelo Portal do TCE-SP.
Essas fiscalizações, efetuadas por meio de investigações e pesquisas, foram registradas com fotos e vídeos e embasaram representações ao Ministério Público (MP-SP) e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP). Em 2022, Danilo Balas chegou a entregar pessoalmente um relatório ao então Ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, hoje Governador do Estado.
Na época, algumas obras foram retomadas e, na atual gestão, uma força-tarefa foi criada para acelerar a execução das obras em todo o Estado de São Paulo. Das 1.075 obras atrasadas ou paralisadas em 2019, houve uma redução de 62%, restando apenas 252 obras paralisadas.
Obras emblemáticas foram entregues após essas fiscalizações realizadas por Danilo Balas, como o AME de Taubaté, a Escola Estadual do Jardim Paraíso, em Boituva, as 68 casas populares em Pilar do Sul e as delegacias da Polícia Civil de Porto Feliz e Lorena, entre outras.
O Deputado fiscalizou pessoalmente cidades como Alfredo Marcondes, Araraquara, Boituva, Guareí, Inúbia Paulista, Ibirarema, Itaberá, Itaporanga, Itaí, Itatinga, Jacupiranga, Lavínia, Paranapanema, Ubarana, Rubiácea e Marabá Paulista, onde encontrou obras paradas desde 2018. As vistorias apontaram fortes indícios de fraude em licitação, cartel, atos de improbidade etc., resultando em representações ao MP-SP e ao TCE-SP. “Transformamos denúncia em entrega, inércia em ação! Fiscalizar é defender o povo paulista”, afirma o Deputado Danilo Balas, que segue firme na missão de fiscalizar as inúmeras obras em andamento por todo o Estado e garantir o bom uso do dinheiro público.