seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

Endereço: Rua Carlos de Campos 177 - Piraju/SP - CEP 18800-000

notícias

Voltar

ESTÂNCIA TURÍSTICA DE PIRAJU DÁ UM IMPORTANTE PASSO NA ACESSIBILIDADE

Postado à, 9 dias atrás | 3 minutos de leitura

ESTÂNCIA TURÍSTICA DE PIRAJU DÁ UM IMPORTANTE PASSO NA ACESSIBILIDADE

A Estância Turística de Piraju deu um importante passo na melhoria da acessibilidade para pessoas com deficiência, principalmente nos pontos turísticos. Na última quinta-feira equipamentos de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais chegaram a cidade através do governo estadual.

O prefeito José Maria Costa havia solicitado e conseguiu através da Secretaria da Pessoa com Deficiência do Governo do estado de São Paulo, três cadeiras anfíbias, e seis cadeiras para trilha. Os equipamentos foram doados pela Secretaria da Pessoa com Deficiência, através da secretária Célia Leão. Recentemente em uma viagem a São Paulo, o diretor Administrativo Paulo Sara, finalizou a conversa com a secretaria, em um encontro no Palácio do Governo.

 

As cadeiras anfíbias permitem que um cadeirante possa entrar nas águas do rio Paranapanema com total segurança, pois a mesma possui bolsas flutuantes, que protegem o usuário. Estas cadeiras anfíbias ficarão à disposição no Parque da Águas, que deverá ser inaugurado em breve. Nesta semana, foram realizados os últimos testes com a fonte do parque já em funcionamento.

 

Já as cadeiras adaptadas para trilha ficarão inicialmente todas (seis) no Recinto da Fecapi. A ideia é que elas fiquem à disposição dos usuários no Receptivo Turístico no futuro Parque Fecapi. Assim, quando alguém for fazer um passeio numa área de difícil acesso para a pessoa com deficiência, poderá utilizar a cadeira, fazendo um simples cadastro na hora. Quando estiver funcionando, a Escola de Educação Ambiental que está sendo preparada na Floresta das Corredeiras, também deverá receber este equipamento.

 

Com essas inovações a Prefeitura de Piraju, através do Departamento de Turismo “busca cada vez mais promover a inclusão da pessoa com deficiência fazendo com que a Estância Turística de Piraju seja de todos e para todos. Qualquer pessoa que tenha necessidades especiais poderá usar os novos equipamentos recém chegados”, disse o prefeito José Maria.

Os novos equipamentos passarão agora pelo processo de cadastramento no ativo da Prefeitura e deverão ser colocados à disposição da população o mais breve possível.

Os equipamentos foram recebidos pela diretora de Turismo Malu Freitas e pela Assessora de Departamento, Natalia Latanzio.