seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

ENEL GREEN POWER FAZ REUNIÃO ABERTA A COMUNIDADE SOBRE AS OBRAS DA USINA HIDRELÉTRICA PARANAPANEMA

Postado à, 925 dias atrás | 4 minutos de leitura

ENEL GREEN POWER  FAZ REUNIÃO ABERTA A COMUNIDADE SOBRE AS OBRAS DA USINA HIDRELÉTRICA PARANAPANEMA
A Enel Green Power (EGP) realizou nesta quarta-feira (29/09) a quinta edição da reunião de acompanhamento das obras da Usina Hidrelétrica Paranapanema. O encontro aconteceu no Centro de Convenções de Piraju e reuniu a equipe da EGP e integrantes da Comissão de Acompanhamento do Empreendimento (CAE), que reúne representantes do poder público municipal, lideranças locais, Organizações Não Governamentais e instituições que atuam na área de abrangência do empreendimento.
 
Durante o encontro, a EGP apresentou as imagens oficiais em 3D, que simulam o vertedouro, a ponte, o mirante e a passarela, após a conclusão das obras. As projeções apresentam a vista à direita e à esquerda da ponte Engenheiro Nelson Godoy Pereira, além do visual que o visitante do novo mirante poderá contemplar. A apresentação das simulações foi acompanhada por esclarecimentos sobre as obras de adequação do vertedouro e detalhes construtivos. 
 
Os representantes da EGP também apresentaram as ações sociais e de sustentabilidade que estão sendo desenvolvidas em Piraju, além do programa de comunicação social, com balanço de atendimentos da Ouvidoria e de atividades de todo o setor. Outro destaque da reunião foram as ações implementadas nas obras para a prevenção da Covid-19. 
 
A equipe da EGP também apresentou detalhes sobre licenças e autorizações para a realização das obras e evidenciou que a intervenção tem a finalidade específica da adequação do vertedouro para a segurança da barragem. 
 
A respeito dos temas ambientais, a companhia também apresentou o processo de licenciamento e seus detalhes e destacou as ações de importantes programas, como o resgate de ictiofauna e o projeto de reposição florestal. Antes do encerramento, a quinta reunião da CAE foi aberta a perguntas e sugestões dos moradores de Piraju. 
 
O que é a CAE
A Comissão de Acompanhamento do Empreendimento é formada por pessoas que representam as comunidades locais e grupos sociais de interesse, como ONGs e grupos institucionais locais, que realizam o monitoramento das obras do empreendimento. A CAE pode ser obrigatória pelo licenciamento da obra ou, como no caso das intervenções na usina Paranapanema, ser realizada pelo empreendedor como forma de estreitar o diálogo com a comunidade local.
Durante o período de medidas mais severas de isolamento social adotadas em virtude da pandemia de Covid-19, as reuniões da CAE aconteceram de forma virtual. A partir desta quinta edição, os encontros serão realizados mensalmente, até janeiro de 2022. As principais atribuições da CAE são: acompanhar as ações das obras; disseminar as informações recebidas na reunião para o envolvimento e a participação das comunidades; articular e intermediar os interesses das comunidades impactadas e promover o intercâmbio entre as partes envolvidas; e acompanhar a implantação dos programas ambientais e projetos sociais na comunidade.