Uma das falas mais marcantes de deputados federais que passaram por Piraju recentemente foi a de Marcos Pereira, presidente nacional do Republicanos.
Em 29 de agosto, ele se reuniu com lideranças locais — o prefeito Carlinhos (PL), o vice-prefeito Leonardo (PL), o presidente municipal do Republicanos, Albertino, e os vereadores Piruá e Malrívio — diante de dezenas de representantes regionais.
No discurso, considerado surpreendente em tempos de "idolatria acrítica ao bolsonarismo", Pereira mostrou coerência ao lembrar a votação inexplicável de alguns deputados federais no município durante aquela onda conservadora. Carla Zambelli, por exemplo, obteve 847 votos em Piraju, superando muitos dos nomes que de fato destinaram recursos e benefícios concretos à cidade, como Paulinho da Força (Solidariedade), com 699 votos (4,60%); Capitão Augusto (PL), 578 (3,80%); Rui Falcão (PT), 488 (3,21%); Luiz Carlos Motta (PL), 484 (3,19%); Guilherme Boulos (PSOL), 433 (2,85%); Ricardo Salles (PL), 415 (2,73%); e o próprio Marcos Pereira, com 403 votos (2,65%). Ele citou também a votação de Eduardo Bolsonaro (PL) que teve 487 votos na cidade (3,21%).
Com moral de quem conseguiu o reconhecimento do Vale do Paranapanema como região importante para o turismo nacional, Pereira não poupou ironia ao afirmar que nem Zambelli nem Eduardo Bolsonaro sequer sabem da existência de Piraju."Será que eles sabem onde fica Piraju?", perguntando.E ainda brincou ainda: “A Zambelli nem vai fazer nada mesmo agora que está lá na Itália”, e lembrou que Eduardo Bolsonaro está nos EUA.
A fala, feita no Centro de Convenções de Piraju, foi um gesto raro de franqueza e crítica entre deputados federais. Também serve como alerta: seria bom que os eleitores refletissem antes de votar em candidatos que não conhecem Piraju e região, não destinam recursos para nossas cidades e ainda nem sequer conhecem essa área. Além disso se tornaram símbolos de um projeto político que afundou o Brasil em retrocessos sociais, econômicos e democráticos.
Existe uma coerência na fala do deputado que também chamou a atenção dos presentes para o fato do presidente Lula ter colocado Waldez Góes ex- governador do Amapá como da ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional. "Ele também não deve saber onde fica Piraju", disparou o deputado Marcos Pereira.
Waldez foi governador do Amapá por 4 gestões é do PDT e elegeu-se a primeira vez em 1989.
Independente de qualquer opinião ou posição política a declaração do deputado federal do Republicanos fica aqui para reflexão de todos.