seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

Em apenas três anos, Serviço de Transplante Cardíaco do HCFMB realiza o 50º transplante

Postado à, 548 dias atrás | 2 minutos de leitura

Em apenas três anos, Serviço de Transplante Cardíaco do HCFMB realiza o 50º transplante
O Serviço de Transplante Cardíaco do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) realizou nesta semana o seu 50º transplante cardíaco. O órgão foi captado no Hospital de Urgências de Goiás (HUGO), com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB).
 
Cerca de 20 profissionais participaram do procedimento, que durou por volta de seis horas e foi realizado com sucesso. O estado de saúde do paciente que recebeu o coração número 50, um homem de 44 anos, é estável.
 
Iniciado em maio de 2019, o Serviço de Transplante Cardíaco do HCFMB já é considerado o segundo centro transplantador do Estado, além de ser o mais novo. Para o Dr. Flávio Brito, coordenador do Serviço, a marca de 50 transplantes em três anos coloca o Serviço em um patamar elevado. “Estar entre os principais centros na realização destes procedimentos é motivo de muito orgulho. Trabalhamos para que cada transplante seja não só uma cirurgia, mas sim uma história que continua”, diz.
 
Atualmente, apenas duas instituições SUS têm realizado transplantes cardíacos no interior de SP: o HCFMB e a Unicamp, em Campinas. Dr. Marcello Felício, Chefe do Serviço, afirma que cada transplante é uma causa nobre. “Nosso crescimento é fruto da uma força tarefa de uma equipe multiprofissional, do HCFMB e da FAB, que nos ajudam a viabilizar estas captações a distância, potencializando o número de doadores do nosso serviço. Este é o resultado de muito trabalho e dedicação”.
 
Para o Superintendente do HCFMB, Dr. André Balbi, o desenvolvimento do serviço desde o início pode ser considerado histórico. “Parabenizo mais uma vez a equipe pela rápida evolução, que está superando expectativas no HCFMB. Estamos orgulhosos do crescimento do Programa de Transplante Cardíaco”, afirma.
Dr. Flávio Brito
Cirúrgia no HC
Na capa  equipe de captação