seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

EDITORIAL Confusão des alturas e emaranhado de fios gera desconforto e riscos

Postado à, 785 dias atrás | 2 minutos de leitura

EDITORIAL Confusão des alturas e emaranhado de fios gera desconforto  e riscos
Confusão de alturas e emaranhado de fios estão causando desconforto e até riscos de acidentes (um já aconteceu na cidade de Piraju) em várias áreas da estância turística. 
Segundo informações os postes são de propriedade e responsabilidade da empresa distribuidora de energia, em Piraju a CPFL, que deveria fiscalizar a sua utilização.
Com a chegada do 5G mais problemas devem surgir nessa questão dos fios compartilhados nos postes de energia, já que a colocação de fios subterrâneos é inviável em termos de logística, custos e agilidade num momento em que toda a sociedade utiliza internet para trabalhar. O Brasil possui mais de 10 milhões de postes e a situação da fiscalização dessa área ainda está engatinhando. Há regras, mas quase impossíveis de serem cumpridas pela velocidade com que a demanda desses serviços de telefonia e especialmente provedores de internet cresce. Avistar postes com baderna de fios é cada vez mais comum pela dificuldade de fiscalização poste a poste, provedor a provedor.
Cabe à distribuidora dona dos postes a fiscalização de seus solicitantes e é um dos pontos que precisa ser alinhado no setor que não dá conta de verificar como anda o compartilhamento nos seus próprios postes. Seria um momento da Concessionária organizar uma reunião com setores municipais e explicar porque os fios e postes em Piraju estão nessa situação e o que seria possível fazer para minimizar a questão.
Entendemos até que a nível nacional o fato acontece em todos os cantos porque a organização do setor não se deu com a mesma velocidade da demanda de compartilhamento dos postes por operadoras variadas, entretanto nas pequenas comunidades como Piraju e cidades da região, isso poderia receber uma atenção mais diligente da distribuidora proprietária dos postes.