seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

Edições históricas do jornal dos imigrantes italianos estão online

Postado à, 1424 dias atrás | 5 minutos de leitura

Edições históricas do jornal dos imigrantes italianos estão online

Jornal da comunidade italiana no Brasil é procurado por pesquisadores

por: Assessoria de Comunicação do CEDEM, da Unesp

Edição de 12 de setembro de 1911 abordou inauguração do Teatro Municipal de São Paulo

Imagem: CEDEM

Fanfulla, periódico fundado em 1893 pela comunidade italiana no Brasil, pode ser consultado on-line no site do Centro de Documentação e Memória (CEDEM), da Unesp. Em meio digital estão disponíveis as edições de janeiro de 1909 a março de 1915, somando aproximadamente dois mil exemplares. “Concluiremos a postagem de todas as edições nos próximos dois meses”, assinala Sonia Troitiño, coordenadora do CEDEM.

Tradicional meio de comunicação da comunidade italiana no Brasil, no início o Fanfulla circulou unicamente aos domingos e apenas em língua italiana. Começou com perfil humorístico, engajando-se posteriormente em campanhas em defesa dos imigrantes italianos radicados no país. Os conteúdos eram produzidos para as seções de política, cultura, variedades e esportes.

Ao longo dos anos o jornal passou por diversas mudanças de periodicidade, número de páginas e orientação política. Mas sempre bem aceito pela comunidade. Em 1910, alcançou a marca de 15 mil exemplares por dia. Para efeito de comparação, o tradicional O Estado de S.Paulo alcançou a tiragem de 20 mil exemplares diários na década de 1920.

Em 1941 passou a ser editado em língua portuguesa, visando atender as determinações legais sobre publicações em língua estrangeira no Brasil. Deixou de circular durante a Segunda Guerra Mundial, voltando a ser publicado diariamente, e em italiano, em 1947. Em 1966 voltou a ser semanal, com o nome La Settimana. Em 1979 passou a chamar-se La Settimana del Fanfulla.

Em 2001 retomou o nome Fanfulla e, em 2011, tornou-se quinzenal. A partir de 2014 converteu-se em uma publicação unicamente digital, apresentando-se como “O jornal dos italianos no Brasil desde 1893”.  

Facilitar o acesso ao Fanfulla foi possível por meio de uma parceria firmada entre o CEDEM e o CAPH (Centro de Apoio à Pesquisa “Sérgio Buarque de Hollanda”), da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.  O CAPH cedeu 80 rolos de microfilmes com edições do início da circulação do periódico até 1931 para que fossem digitalizados. "Essa iniciativa completa a coleção do jornal já existente no Centro de Memória da Unesp, possibilitando maior alcance da pesquisa," assinala Sonia Troitiño.

Leia matéria do Acervo Estadão, publicada em 21 de maio de 2020. 

Centro de Documentaçao e Memória (CEDEM) 
Praça da Sé, 108 – 1º andar
Tel.: 3116-1701
E-mail: pesquisa@cedem.unesp.br
www.cedem.unesp.br

Nota Covid-19

A equipe do CEDEM encontra-se em home office, durante horário comercial, realizando o atendimento remoto a pesquisadores, que também podem se utilizar do banco de dados pelo endereço https://sistemas.unesp.br/cedem/publico/material.pesquisar.action, no qual é possível realizar pesquisas e selecionar documentos de interesse. Em caso de dúvidas e necessidade de orientação, o pesquisador pode entrar em contato pelo e-mail pesquisa@cedem.unesp.br

Nossa equipe de comunicação também segue ativa, divulgando notícias institucionais sobre o Covid-19, em nossa página e redes sociais, mas também elaborando conteúdos referentes ao acervo do CEDEM a título de contribuição à comunidade científica e pesquisadores. Esse material está disponível em https://www.cedem.unesp.br/ e  https://www.facebook.com/CedemUnespOfical/

Seguimos as orientações do Comitê Covid-19 da Unesp para a tomada de iniciativas. A secretaria e coordenação do CEDEM estão à disposição para atendimento pelos canais oficias: tel.: 11-3116-1701 e-mail: cedem@cedem.unesp.br