seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

DR. AJUDA! TOC, mania ou perfeccionismo?

Postado à, 1003 dias atrás | 2 minutos de leitura

DR. AJUDA! TOC, mania ou perfeccionismo?
Você conhece alguém que tem várias manias, é perfeccionista e metódico? Será que essa pessoa tem Transtorno obsessivo compulsivo ou TOC? 
 
Muitas pessoas gostam de ter os documentos alinhados, os objetos em simetria, tem seus pequenos rituais diários na hora do banho ou para sair de casa. É o que as pessoas popularmente chamam de “manias”. 

Por outro lado, o transtorno obsessivo compulsivo é um transtorno mental grave, que, quando não tratado, traz diversos prejuízos à qualidade de vida e pode se tornar incapacitante. 

 
Descubra mais sobre os sintomas do TOC com a Psiquiatra Dra. Karina Calderoni.
 
O TOC tipicamente se caracteriza pela presença de obsessões e/ou compulsões. Obsessões são pensamentos repetitivos e indesejáveis que invadem a consciência contra a vontade da pessoa. 
 
Alguns exemplos de obsessões:
Medos de contaminação e a preocupação com germes e sujeira 
Preocupação com que as coisas estejam alinhadas e simétricas ou no lugar “certo” 
Dúvidas sobre a possibilidade de falhas e a necessidade de verificar várias vezes para ter certeza. Por exemplo: será que eu tranquei a porta, será que desliguei o gás, será que eu fechei a janela?
Compulsões são comportamentos repetitivos ou atos mentais que a pessoa se sente obrigada a realizar ou sente que algo de terrível pode acontecer. 
 
Algumas compulsões:
Alinhar os objetos para que fiquem na posição “certa” de acordo com critérios
Repetições diversas: tocar, bater de leve, estalar os dedos, sentar e levantar um certo número de vezes 
Se você se identificou com os sintomas e acha que pode ter TOC, procure um médico psiquiatra. 
 
Para saber mais, assista ao vídeo de TOC do Canal Dr. Ajuda no Youtube. Como identificar alguém que sofra de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo)? Hoje, você confere quais são as características, manias e compulsões de quem convive com esse tipo de comportamento. Quem explica é a psiquiatra Karina Calderoni.