O Departamento Municipal de Saúde da Estância Turística de Piraju, em cumprimento ao disposto na Lei Municipal 4338/2023, dará início ao cadastro para a emissão da Carteira de Identificação do Autista a partir da próxima segunda-feira, 25. A informação foi dada na sexta-feira (22/09) pelo Diretor de Saúde Paulo Sara, em uma live direto do DESAU.
Os interessados em obter a Carteira devem entrar em contato com o Departamento de Saúde, através do telefone 3305-9001 e falar com Lilian para agendar horário e realizar cadastro que será conduzido pela Assistente Social Luciana Vendrameto.
Para a realização do cadastro será necessário a apresentação dos seguintes documentos: Certidão de nascimento ou documento de identidade ou CPF, Comprovante de Endereço atualizado, atestado médico emitido por profissional especialista em Neurologia ou Psiquiatria do Sistema Único de Saúde – SUS ou da Rede Privada, requerimento preenchido e assinado pelo interessado ou seu representante legal e uma foto 3x4 recente.
Para o cadastramento, o interessado menor de idade deverá estar acompanhado dos pais ou responsável legal.
Após o cadastro, a entrega da Carteira será feita em no máximo quinze dias. A expedição da Carteira de Identificação do Autista será realizada sem qualquer custo por parte do beneficiário. A emissão da Carteira de Identificação do Autista é um instrumento importante dentro da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e garante ao portador o acesso e atendimento aos serviços públicos e privados facilitando a identificação e assegurando atendimento prioritário, além de ser um importante meio de promover a inclusão social.
Em entrevista o Diretor do Departamento Municipal de Saúde, Paulo Sara destacou a importância da Carteira de Identificação do Autista como meio de inclusão social
"Desde o início de nossa gestão frente ao Departamento de Saúde estamos dando uma atenção especial ao atendimento das pessoas com deficiência em diversas ações”.
E diz que “está empenhado em viabilizar essa emissão o mais rápido possível”
Paulo Sara disse após o cadastramento deve acontecer um evento para a entrega das primeiras Carteiras como forma de apresentar para a sociedade a importância da inclusão social.