Cuidadores participam de palestra “Cuidar com Amor” no Hospital de Piraju
Postado à, 32 dias atrás | 3 minutos de leitura
A sala de reunião do Hospital de Piraju recebeu, no dia 24 de julho, a palestra “Cuidar com Amor”, iniciativa voltada a cuidadores de idosos, acompanhantes de pacientes e estagiários da área da saúde. A atividade foi conduzida pela assistente social do hospital, Adriana Delfino, e contou com a participação de 28 pessoas.
A proposta do encontro, segundo a organização, foi oferecer uma formação introdutória sobre o cuidado humanizado de idosos e pacientes em tratamento. Participaram também a professora de educação física Lúcia Goreti, profissional do Departamento de Saúde, e o aluno de odontologia da Fiasp, Kevin, que abordou aspectos da higiene bucal na terceira idade.
“Olá, hoje estamos aqui com o grupo de cuidadores. Foi a nossa primeira palestra para cuidadores de idosos, ‘Cuidar com Amor’. Tivemos a presença da Lúcia Freitas, que é do Departamento de Saúde, ela fez uma brilhante participação falando da atividade, dos cuidados com os cuidadores de idosos. Tivemos a participação do Kevin, que é aluno da Fiasp, que faz odonto e participou também falando dos cuidados da higiene oral e cuidados com as próteses dos idosos”, afirmou Adriana Delfino durante a atividade.
Segundo ela, o evento foi bem recebido pelos participantes. “Ficamos muito felizes porque foi muito importante essa palestra e o pessoal participou ativamente. Então fica aqui o nosso agradecimento a todos”, disse.
As inscrições foram realizadas de forma gratuita e opcionalmente os participantes contribuíram com a doação de leite, revertida ao hospital. Adriana ressaltou a importância da mobilização solidária: “Quero agradecer as doações de leite na data de hoje da palestra ‘Cuidar com Amor’. Estamos estudando uma nova data, que será no período noturno, diante da procura, para o pessoal que não pôde participar hoje”.
Uma das participantes também agradeceu: “Queria agradecer o curso que teve aqui no hospital hoje para cuidadores de idosos. Foi muito importante para todos nós. Agradeço a Deus também”, afirmou.
Ao final da atividade, todos os participantes receberam certificado de participação, reafirmando o compromisso com o cuidado cotidiano de pessoas em situação de vulnerabilidade. A palestra foi encerrada com a canção “É preciso saber viver”, simbolizando a mensagem de resiliência e solidariedade proposta pelo curso:
“Quem espera que a vida seja feita de ilusão Pode até ficar maluco ou morrer na solidão É preciso ter cuidado pra mais tarde não sofrer É preciso saber viver.”