seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

CTG Brasil conclui simulados de evacuação de emergência de barragens nas PCHs Palmeiras e Retiro

Postado à, 4 dias atrás | 5 minutos de leitura

CTG Brasil conclui simulados de evacuação de emergência de barragens nas PCHs Palmeiras e Retiro
Exercícios preventivos contaram com participação ativa das defesas civis da região, bombeiros e população localizada nas proximidades das barragens
 
 
São Joaquim da Barra, 7 de junho - A CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa no País, realizou nos dias 5 e 6 de junho os primeiros simulados de evacuação de emergência de barragens nas Pequenas Centrais Hidrelétricas Palmeiras e Retiro, situadas no rio Sapucaí-Mirim. Os exercícios integraram a etapa final de implantação do Plano de Ação de Emergência (PAE).
 
 
 
Cerca de 100 pessoas participaram dos dois simulados, incluindo os times técnicos da CTG Brasil, as defesas civis dos municípios de Ipuã e Guará, Corpo de Bombeiros, profissionais da PCH Anhanguera e os moradores residentes nas ZAS, Zonas de Autossalvamento (nome dado para as áreas de impacto imediato em caso de emergência, localizadas logo abaixo da barragem).
 
Pedro Nunes, gerente de Engenharia Civil & Segurança de Barragem da CTG Brasil, destacou que, além de bem-sucedidos, os dois simulados geraram também dados e informações valiosas para a sequência dos trabalhos. “Essas ações também reforçam nosso compromisso com o bem-estar e a segurança dos profissionais e da população vizinha aos empreendimentos”, afirmou.
 
 
Segundo Nunes, o objetivo dos simulados foi exercitar os processos de gestão de emergência na barragem, desde procedimentos de notificação internos e externos até a completa evacuação da ZAS. “Os simulados vão auxiliar as defesas civis a atualizarem os seus Planos de Contingência Municipal; já a população das ZAS estará preparada para agir em caso de emergência.”
 
 
Vitor Hugo Morais, coordenador de implantação do PAE das barragens da CTG Brasil, destacou o comprometimento e engajamento da população e dos municípios envolvidos. “A participação ativa da comunidade foi fundamental para o sucesso dos exercícios de evacuação. Esperamos que essas ações contribuam para promover uma cultura de prevenção e segurança de barragens”, disse.
 
O PAE é um plano de caráter preventivo e é desenvolvido em conformidade com as leis federais 12.334/10 e 14.066/20, que estabelecem a Política Nacional de Segurança de Barragens. Todas as barragens sob administração da CTG Brasil são seguras e categorizadas como de baixo risco.
 
 
 
As atividades ocorreram nos dias 5 de junho na PCH Palmeiras, e 6 de junho na PCH Retiro, com duração aproximada de 2h. Os simulados representam a etapa final de implantação do PAE e segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), por meio da Resolução Normativa 1.064/2023, devem ser realizados a cada três anos.
 
 
 
O processo de implantação do PAE foi iniciado em 2018 e englobou desde estudos de engenharia para delimitação das áreas de risco, mapeamento das populações residentes nas ZAS e instalação das rotas de evacuação e pontos de segurança, até sistemas de alerta de emergência compostos por sirenes.
 
Para mais informações sobre as barragens, acesse a página de Segurança da Comunidade no site da CTG Brasil (https://www.ctgbr.com.br/sustentabilidade/social/seguranca-da-comunidade/) ou entre em contato pelo e-mail paebarragem@ctgbr.com.br.
 
 
 
Sobre a CTG Brasil
 
Uma das maiores geradoras de energia do País, conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com a matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. A empresa tem investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, com capacidade instalada total de 8,3 GW. Criada em 2013, é controlada indireta da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em geração de energia limpa.