seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

Criança vacinada em Lençóis Paulista (SP) não teve reação a vacina concluem especialistas

Postado à, 825 dias atrás | 3 minutos de leitura

Criança vacinada em Lençóis Paulista (SP) não teve reação a vacina concluem especialistas
O Centro de Vigilância Epidemiológica Professor Alexandre Vranjac do governo de SP diz que  não foi a vacina de Covid 19 que causou parada cardíaca numa criança em Lençóis Paulista horas depois. Dez especialistas concluiram que a criança possui uma doença congênita, ou seja, anterior à vacinação. 
O anúncio concluiu em relato num comunicado oficial  "que não existe relação causal entre a vacinação e o quadro clínico apresentado pela criança de 10 anos que evoluiu para parada respiratória 12 horas após a vacinação contra Covid 19". A menina, foi imunizada dentro do grupo prioritário com quadro de asma na terça-feira (18).
A criança residente em Lençóis Paulista foi imunizada com técnica correta com vacina da Pfizer, devidamente condicionada e os fatos foram avaliados pelos especialistas do Grupo de Trabalho em Eventos Adversos Pós Vacinação da Comissão Permanente de Assessoramento em Imunizações (GT-EAP-CPA) conclui-se que a paciente tem uma pré-excitação no eletrocardiograma, caracterizada por síndrome de Parkinson White (WPW), condição congênita que leva o coração a crises de taquicardia. Algumas destas crises, concluiu a comissão podem ter frequência muito alta, levando à síncope ou mesmo morte súbita. Frisando que a WPW é a mais comum causa de morte súbita por arritmia ventricular.
"A criança foi atendida em tempo oportuno, diz a nota e ela encontra-se hospitalizada,monitorizada e estável", relata a nota.
Para se estabelecer a realção causal entre a vacinação e o fato foi realizada investigação que agrupou informações com a familia e os serviços de Saúde onde a criança foi assistida e pelo Estado através da Divisão de Imunização e dos Grupos de Vigilância Epidemiológica de Botucatu e Bauru -CVE, e pelo município de Lençóis Paulista (veja carta publicada pelo governo de SP).
 
Confirmada essa questão, significa que essa criança possuia uma síndrome assintomática com um risco pequeno, mas significativo, de morte súbita cardíaca. Ou seja, a comissão concluiu que isso ocorreu pela síndrome WPW.
Lençóis Paulista retoma a vacinação terça que vem, dia 25 e até agora a cidade vacinou cerca de 50 crianças que estariam sendo monitoradas.
"Todas os imunizantes aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária são seguros e eficazes", diz  nota do governo de SP.