seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

Criação do Vale do Panema atrai atenção de lideranças regionais

Postado à, 920 dias atrás | 3 minutos de leitura

Criação do Vale do Panema atrai atenção de lideranças regionais
A tarde da quinta-feira, 14 de outubro de 2021, certamente entrará para a história do turismo em nossa região. O Centro de Convenções Richardson Louzada foi o palco do lançamento da Frente de Apoio a Criação da Área de Interesse Turístico Vale do Panema. 
O objetivo do encontro, foi  apresentar aos representantes da população destas cidades , a importância e o significado da criação dessa área turística de relevância. A atual administração de Piraju apoia, incentiva e acredita no turismo e na estruturação de uma região forte nessa área.
 
Já em  27 de agosto, dia do Rio Paranapanema, foi entregue  em Piraju para o Deputado Federal do Republicanos Marcos Pereira, um pedido de criação da Área Especial de Interesse Turístico “Vale do Panema”. No dia 14 de setembro o Projeto foi protocolado na Câmara dos Deputados em Brasília onde está em tramitação
 
A área denominada Vale do Panema,nome que homenageia o apelido adotado pelos moradores da região do rio Paranapanema, compreende 10 cidades, sendo elas: Angatuba,Arandu, Avaré,Cerqueira César,Itaí,Itatinga,Paranapanema,Piraju,Taquarituba e Tejupá. Os dados sobre essa região são impressionantes:
 
- Maior represa do estado de SP (Represas Jurumirim) cobrindo uma área de 449 km2. Essa área sozinha é maior que 452 dos 645 municípios do estado de São Paulo
- O seu volume de água é quase 4 vezes maior que o da Baía de Guanabara no Rio de Janeiro
- A Jurumirim tem 1286 km de margem, o que corresponde a mais que três vezes a extensão de praia do litoral paulista desde a divisa com o Rio de janeiro até a divisa com o Paraná. Está a 240 km do marco zero de São Paulo e banha 10 municípios paulistas citados acima.
 
De acordo com a lei 6513/1977 em seu Art.3°- Áreas de Interesse Turístico são trechos contínuos do território nacional, incluindo suas águas territoriais, a serem preservados e valorizados no sentido cultural e natural, e destinados a realização de planos e projetos de desenvolvimento turístico.
 
Uma das vantagens de fazer parte de uma área de interesse turístico é poder pleitear recursos federais com a finalidade de elaboração e execução de planos e programas para o desenvolvimento turístico desta área.
 
O evento foi conduzido pelo Diretor Administrativo Paulo Sara e contou também com as participações da Diretora de Turismo de Piraju Malu Freitas, da Diretora de Planejamento de Paranapanema Aline Silva de Oliveira e da Assessora do Deputado Federal Marcos Pereira, Erica Alves que foram as idealizadoras do projeto. O prefeito José Maria Costa, esteve representado pelo vice Carlos Camargo Lima, que falou na abertura sobre a importância da criação da área de interesse turístico para a nossa região.