seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

CPFL Santa Cruz registra 43 interrupções por queimadas entre janeiro e junho na região de Ourinhos

Postado à, 1340 dias atrás | 10 minutos de leitura

CPFL Santa Cruz registra 43 interrupções por queimadas entre janeiro e junho na região de Ourinhos
Levantamento mostra Ourinhos, Avaré e São Pedro do Turvo líderes do ranking e distribuidora alerta sobre transtornos e prejuízos que esse tipo de desligamento traz à população
O tempo seco característico do início do inverno brasileiro traz uma preocupação adicional para distribuidoras e transmissoras de energia elétrica: o risco de incêndio em terrenos baldios ou áreas rurais sob as redes de distribuição e transmissão. Um levantamento feito pelo Centro de Operações da CPFL Santa Cruz mostra que na região de Ourinhos, entre 1º de janeiro a 15 de junho deste ano, foram contabilizadas 43 queimadas responsáveis por interrupções no fornecimento de energia, média de uma por semana. Em 2019, as queimadas resultaram em 136 ocorrências de interrupção no fornecimento de energia, 25,9% a mais que as 108 de 2018.
 
“É importante a conscientização da população e dos produtores agrícolas, pois os incêndios sob a rede de distribuição de energia são, muitas vezes, causados pelo uso do fogo como método de poda de algumas plantações. O impacto das queimadas é maior ainda quando acontecem sob as linhas de transmissão, responsáveis pelo abastecimento de regiões inteiras”, alerta Ariley Dario da Cunha, gerente de Operações de Campo, da CPFL Santa Cruz.
 
Entre os municípios com mais interrupções na região de Ourinhos, a própria cidade de Ourinhos registrou 9 ocorrências, ficando em primeiro lugar. Avaré e São Pedro do Turvo ocupam a segunda posição com 4 casos. Bernardino de Campos e Jacarezinho Ficam no terceiro da lista com 3 registros.
 
 
 
Geral. Entre janeiro e junho de 2020, a CPFL Santa Cruz já registrou 102 queimadas que afetaram a rede elétrica em toda a sua área de atuação. Considerando 2019, as interrupções desse tipo cresceram 26,3% em relação a 2018. Foram 240 ocorrências no ano passado contra 190 no ano anterior.
 
De acordo com o estudo da distribuidora, que atende 457 mil de consumidores em 45 municípios de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, até o momento, Itapetininga lidera o ranking geral de queimadas, totalizando 15 ocorrências. Em segundo lugar vem Ourinhos, empatado com São Miguel Arcanjo, com 9 casos e, na sequência, Pedreira, com 8 registros (para mais detalhes, confira a tabela abaixo).
 
Conheça o ranking 10 cidades com o maior número de ocorrências atendidas pela CPFL Santa Cruz:
 
Guardião da Vida. Considerando o impacto do assunto para a população, seja na segurança, seja na qualidade do fornecimento de energia, o grupo CPFL Energia, por meio da campanha Guardião da Vida, incentiva a discussão sobre o tema, a fim de promover uma reflexão sobre as atitudes que poderiam ser evitadas, reduzindo transtornos e até salvando vidas.
 
Na estiagem, a pouca umidade, a vegetação baixa e os ventos fortes são fatores que podem provocar incêndios. Além disso, até mesmo uma queimada mal controlada para atividades agrícolas também pode colocar em risco o fornecimento de energia, atingindo os cabos elétricos, desligando a rede e provocando prejuízos para os todos, além de danos ao meio ambiente e à segurança da população.
 
O calor do fogo, mesmo quando não atinge diretamente os cabos elétricos, junto da fuligem levada pelo vento e grandes volumes de fumaça, também pode provocar curtos-circuitos ou rompimento de cabos, interrompendo o abastecimento de cidades inteiras. O ar quente gerado pode criar um campo ionizado, propiciando o fechamento de arcos elétricos* que desligam as linhas de eletricidade.
 
Por isso, a CPFL Santa Cruz dá dicas para o convívio adequado entre rede elétrica e queimadas:
 
·         Não realize queimadas em áreas próximas às redes elétricas.
 
·         Faça “aceiros” para controlar o fogo.
 
·         Respeite a “faixa de servidão” ao realizar o plantio.
 
·         Não solte balões. Além de ser proibido por lei, o balão provoca incêndios.
 
·         Não jogue pontas de cigarro acesas nas matas ou em acostamentos das rodovias. Muitos incêndios surgem desse ato.
 
·         Ao identificar um foco de incêndio, avise a Guarda Florestal e o Corpo de Bombeiros. Se for às margens de uma rodovia, ou próximo de uma rede elétrica avise também a concessionária ou órgão estadual responsável.
 
*O arco elétrico, também conhecido como arco voltaico, é uma grande quantidade de carga elétrica movimentando através do ar com alta velocidade (cerca de 100m/s) e elevadas temperaturas. Os arcos podem causar destruição dos equipamentos (chave, painéis, barramentos, condutores etc.) e ainda causar graves lesões físicas em pessoas que ficarem próximas.
 
Em caso de falta de energia, ou de incêndio sob a rede elétrica, a população deve entrar em contato com os canais de atendimento da CPFL Santa Cruz:
 
·         Web mobile: www.cpfl.com.br (acesso via smartphone)
 
·         App “CPFL Energia”, disponível para smartphones Android ou iOs
 
·         Agência Virtual: www.cpfl.com.br
 
·         SMS: enviar para 26805 (em casos de falta de energia, o cliente envia seu código de consumidor para este número e recebe também via SMS a previsão de restabelecimento)
 
·         Call Center: 0800 772 2196 (ligação gratuita)
 
O que diz a lei. Proibidas em algumas áreas municipais, as queimadas são autorizadas pelo Ibama sob critérios técnicos que impedem a propagação do fogo além dos limites estabelecidos. O Ibama também distribui material educativo onde a prática é usual. Em situações especiais, o Ibama pode proibir queimada, o que não impede que ela ocorra de forma ilegal, provocando incêndios florestais.
 
Como forma de prevenir tais situações, conforme os decretos federais 24.643/34, 35.851/54, 41.019/57 e 84.398/80, uma das medidas que devem ser respeitadas pelos produtores no cultivo é o respeito às faixas de servidão, que são os corredores de 30 ou 40 metros de largura localizados embaixo das linhas de transmissão, nos quais não é permitido o plantio. 
 
Já o decreto estadual 45.869/2001 regulamenta a queima controlada como fator de produção e manejo em atividades agrícolas, proibindo queimadas próximas a instalações elétricas e de telecomunicações. Soltar ou fabricar balões é considerado crime ambiental pela lei federal 9605/98, cuja pena vai de um a três anos de detenção, além de ser multa.
 
Sobre a CPFL Energia. A CPFL Energia, há 107 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a quinta maior organização empresarial do mundo e a maior empresa de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.
 
Com 14% de participação, a CPFL Energia é uma das maiores empresas no mercado de distribuição, totalizando mais de 9,8 milhões de clientes em 696 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 4%. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.
 
Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis, como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar
 
Foto Capa- Piraju 21 de julho 2020/foto Folha de Piraju