seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

Cibele ficou mais de um mês internada em Rubião Junior

Postado à, 1362 dias atrás | 4 minutos de leitura

Cibele ficou mais de um mês internada em Rubião Junior
A jovem professora de inglês Cibele Leme Rodrigues faleceu neste dia 29 pela manhã após passar mais de um mês internada na UTI do HC Botucatu (Rubião Junior). Ela sofreu um enfarto, teve duas paradas respiratórias e foi encaminhada para o HC da FMB por volta do dia 23 de junho. Ela deu entrada no HC também com um quadro de pneumonia, infecção urinária e pressão alta. Ela era portadora de Lúpus doença que ataca os rins e causa uma série de problemas ao organismo. Lutou bravamente com ajuda da equipe do HC Botucatu que a cobriu de cuidados e fez tudo que pode para sua recuperação até que ficou manifestada uma lesão cerebral causada pelas paras respiratórias e pelo seu quadroi geral não foi mais possível realizar as hemodiálises nem diálises necessárias. Amigos e familiares fizeram uma corrente de orações, um grupo onde diariamente tinham noticias da jovem. O Lúpus é uma doença inflamatória e autoimune que pode minar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins, cérebro e outros causando fadiga, febre e dor nas articulações. 
O Lúpous é uma doença que pode  ter altos e baixos. No caso de Cibele, ela leva uma vida relativamente normal e mesmo cuidando da doença num aumento da pressão enfartou.
Uma doença autoimune é uma condição que ocorre quando o sistema imunológico ataca e destrói tecidos saudáveis do corpo por engano. Dentre as mais de 80 doenças autoimunes conhecidas, o lúpus é uma das mais graves porque normalmente a maioria das doenças autoimunes são crônicas. Os sintomas das doenças autoimunes podem aparecer e desaparecer continuamente ao longo da vida.
Os sintomas do lúpus podem surgir de repente ou se desenvolver lentamente. Eles também podem ser moderados ou graves, temporários ou permanentes. A maioria dos pacientes com lúpus apresenta sintomas moderados, que surgem esporadicamente, em crises, nas quais os sintomas se agravam por um tempo e depois desaparecem.
Principais sintomas do lúpus
Os sintomas podem também variar de acordo com as partes do seu corpo que forem afetadas pelo lúpus. Os sinais mais comuns são:
 
Fadiga
Febre
Dor nas articulações
Rigidez muscular e inchaços
Rash cutâneo - vermelhidão na face em forma de "borboleta" sobre as bochechas e a ponta do nariz. Afeta cerca de metade das pessoas com lúpus. O rash piora com a luz do sol e também pode ser generalizado
Lesões na pele que surgem ou pioram quando expostas ao sol
Dificuldade para respirar
Dor no peito ao inspirar profundamente
Sensibilidade à luz do sol
Dor de cabeça, confusão mental e perda de memória
Linfonodos aumentados
Queda de cabelo
Feridas na boca
Desconforto geral, ansiedade, mal-estar
Sintomas localizados do lúpus
Outros sintomas de lúpus dependem de qual é a parte do corpo afetada:
 
Cérebro e sistema nervoso: cefaleia, dormência, formigamento, convulsões, problemas de visão, alterações de personalidade, psicose lúpica
Trato digestivo: dor abdominal, náuseas e vômito
Coração: ritmo cardíaco anormal (arritmia)
Pulmão: tosse com sangue e dificuldade para respirar
Pele: coloração irregular da pele, dedos que mudam de cor com o frio (fenômeno de Raynaud).
 
Amigos e familiares
Toda a comunidade de Piraju está consternada com a morte da jovem que além de professora era cantora.