seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

Centro de Hemodiálise de Piraju: previsão é obra concluída em dezembro de 2024

Postado à, 15 dias atrás | 4 minutos de leitura

Centro de Hemodiálise de Piraju: previsão é obra concluída em dezembro de 2024
 
 
Aconteceu na manhã da terça-feira, 30, no Departamento Regional de Saúde de Bauru-DRS 6, reunião com a diretora do órgão, Fabíola Leão Soares Yamamoto, onde estiveram presentes o prefeito José Maria Costa, o Diretor do Departamento de Saúde Paulo Sara, e ainda Ericon Paiva do Setor de Vigilância Epidemiológica e a assistente social do Departamento de Saúde Luciana Vendrameto. Também participaram do encontro o Presidente da Sociedade de Beneficência de Piraju Bruno Bragança Pedro e os membros do Conselho de Administração Milton Soares e Renato Medeiros.
Foram tratados diversos assuntos relativos à área da saúde do município sendo o principal o Centro de Hemodiálise de Piraju que está em construção e tem previsão  de ser concluído até dezembro deste ano.
 
Necessidade de UTI para o funcionamento do Centro de Hemodiálise
Um ponto que foi devidamente esclarecido na reunião e que é sempre motivo de críticas de alguns setores até da área médica de Piraju foi sobre a obrigatoriedade ou não da existência de Unidade de Tratamento Intensivo no Hospital para o funcionamento da Hemodiálise. A diretora do DRS enfatizou que não existe essa obrigatoriedade, citando a Resolução 154/2004 do Ministério da Saúde e explicando que no caso de uma ocorrência com paciente o mesmo é encaminhado ao Hospital, feito os procedimentos de estabilização na CTI – Centro de Tratamento Intensivo e se for o caso encaminhado para unidade de UTI de referência, destacando que o município dispõe de duas ambulâncias UTI para o transporte.
 
Andamento
O objetivo do Departamento Municipal de Saúde é dar andamento às providências tanto de ordem burocrática como operacional, para quando a construção estiver finalizada os serviços possam ser iniciados o mais breve. Em agosto do ano passado foi constituído um grupo de trabalho com os seguintes objetivos entre outras providências:  
•Elaborar o Plano Assistencial de Atenção à Nefrologia, item indispensável para a habilitação junto ao Ministério da Saúde; 
•Elaborar o Plano Operacional do serviço do Centro de Hemodiálise de Piraju; 
•Levantamento dos equipamentos adquiridos e estudo de equipamentos complementares a serem adquiridos e de todo o mobiliário e demais itens necessários para o funcionamento.
•Elaboração de Termo de Colaboração ou outro instrumento a ser firmado para a gestão do serviço.
 
Ficou  definida a data de 15 de maio para o encaminhamento da minuta do Plano Assistencial ao DRS para análise e apontamento de correções e adequações para a finalização do documento, dentro das normas do Ministério da Saúde,  e para isso o Grupo de Trabalho deve se reunir na semana que vem.