Aconteceu na manhã da terça-feira, 30, no Departamento Regional de Saúde de Bauru-DRS 6, reunião com a diretora do órgão, Fabíola Leão Soares Yamamoto, onde estiveram presentes o prefeito José Maria Costa, o Diretor do Departamento de Saúde Paulo Sara, e ainda Ericon Paiva do Setor de Vigilância Epidemiológica e a assistente social do Departamento de Saúde Luciana Vendrameto. Também participaram do encontro o Presidente da Sociedade de Beneficência de Piraju Bruno Bragança Pedro e os membros do Conselho de Administração Milton Soares e Renato Medeiros.
Foram tratados diversos assuntos relativos à área da saúde do município sendo o principal o Centro de Hemodiálise de Piraju que está em construção e tem previsão de ser concluído até dezembro deste ano.
Necessidade de UTI para o funcionamento do Centro de Hemodiálise
Um ponto que foi devidamente esclarecido na reunião e que é sempre motivo de críticas de alguns setores até da área médica de Piraju foi sobre a obrigatoriedade ou não da existência de Unidade de Tratamento Intensivo no Hospital para o funcionamento da Hemodiálise. A diretora do DRS enfatizou que não existe essa obrigatoriedade, citando a Resolução 154/2004 do Ministério da Saúde e explicando que no caso de uma ocorrência com paciente o mesmo é encaminhado ao Hospital, feito os procedimentos de estabilização na CTI – Centro de Tratamento Intensivo e se for o caso encaminhado para unidade de UTI de referência, destacando que o município dispõe de duas ambulâncias UTI para o transporte.
Andamento
O objetivo do Departamento Municipal de Saúde é dar andamento às providências tanto de ordem burocrática como operacional, para quando a construção estiver finalizada os serviços possam ser iniciados o mais breve. Em agosto do ano passado foi constituído um grupo de trabalho com os seguintes objetivos entre outras providências:
•Elaborar o Plano Assistencial de Atenção à Nefrologia, item indispensável para a habilitação junto ao Ministério da Saúde;
•Elaborar o Plano Operacional do serviço do Centro de Hemodiálise de Piraju;
•Levantamento dos equipamentos adquiridos e estudo de equipamentos complementares a serem adquiridos e de todo o mobiliário e demais itens necessários para o funcionamento.
•Elaboração de Termo de Colaboração ou outro instrumento a ser firmado para a gestão do serviço.
Ficou definida a data de 15 de maio para o encaminhamento da minuta do Plano Assistencial ao DRS para análise e apontamento de correções e adequações para a finalização do documento, dentro das normas do Ministério da Saúde, e para isso o Grupo de Trabalho deve se reunir na semana que vem.