Católicos começam neste domingo, dia 15 de outubro, o Cerco de Jericó na Paróquia São Sebastião em Piraju. O tema principal é "O Amor de Deus". O cerco vai até dia 21 e haverá missas na Matriz às 7 e às 19 horas diariamente.
Haverá a cada dia benção de objetos de devoção, vela, água, óleo e sal.
► Neste domingo a benção da água em missa celebrada pelo padre Renan de Ourinhos. Tema O amor de Deus Jamais se acabará.
►Segunda dia 16- haverá benção do sal e Missa com padre Carlos da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Fartura. Tema: o Amor de Deus nos liberta.
►Dia 17 - Missa com padre Rivanildo da paróquia Nossa Senhora da Paz de Bernardino de Campos, com benção das velas e o tema O Amor de Deus nos cura e nos resgata.
►Dia 18 - quarta-feira Padre Gilson da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e benção do óleo.E o tema é O Amor de Deus perdoa pela sua Misericórdia.
►Dia 19- quinta-feira Pe David de Chavantes e a bençãos das chaves
►Dia 20- Padre Mário paróquia Santo Antônio de Sta. Cruz do Rio Pardo. Tema o Amor de Deus transforma minha vida e benção de objetos de devoção.
►Dia 21- Padre Alexandre , pároco da São Sebastião Piraju, celebra a missa no encerramento. O tema Voltar ao primeiro Amor. Trazer um objeto da casa para receber a benção e ser colocado em evidência.
Nesse momento em que existem dois conlitos mundiais o papa Francisco tem pedido aos católicos orações sem cessar.
Ele tem apelado aos sacerdotes que abram as portas da Igrejas e convidem as pessoas a rezar o terço e se possível o rosário, meditando nos mistérios.
A Guerra pede oração de todos
Há uma expectativa pela palavra do papa sobre a guerra no Angelus deste domingo meio dia (horário Brasil). Neste sábado 14 segundo Michele Raviart do Vatican News "o Papa Francisco disse estar "muito preocupado" com o que está acontecendo em Gaza e espera que haja espaço para uma pausa nos bombardeios "a fim de abrir corredores humanitários para as milhares de pessoas que precisam neste momento".
Isso, segundo a reportagem foi relatado ao Vatican News pelo padre Gabriel Romanelli, pároco de Gaza, que este sábado (14) recebeu um telefonema do Papa - o quarto desde o início da crise - para assegurar suas orações e a proximidade de toda a Igreja.
A proximidade do Papa
"Ele está muito próximo das pessoas", testemunha o padre Romanelli, que está em Belém e ainda não conseguiu entrar e chegar à pequena comunidade da Faixa (ele estava fora quando eclodiu o conflito), "e nos pediu para proteger as crianças. Ele sabe que, além das crianças da paróquia, recebemos crianças cristãs e muçulmanas, bem como pessoas deficientes e feridas que são atendidas pelas freiras de Madre Teresa. São centenas de pessoas sob nossa responsabilidade. O Papa sabe de tudo isso e ainda mais uma vez demonstrou sua proximidade" - também ligou para a paróquia - "sua bênção e sua oração e está fazendo o possível para ter uma pequena janela de esperança".
Centenas de refugiados acolhidos pela Igreja
Conforme a reportagem centenas de pessoas estão agora abrigadas nas cinco estruturas da Igreja católica em Gaza - quinhentas somente na paróquia. As duas estruturas da Igreja greco-ortodoxa também estão lotadas de pessoas". Tiveram uma noite realmente aterrorizante porque sabiam que o ultimato terminaria esta manhã, embora tenha sido prorrogado", explica o padre Romanelli, emocionado com o telefonema do papa. "Eles se perguntam para onde podem ir para o sul e o que acontecerá lá. Estão chegando relatos de pessoas que foram atingidas em seu caminho para o sul. Alguns têm carro, outros não têm nada. Eles estão apavorados e, pelo menos na igreja, sentem-se mais protegidos, mas a situação é desesperadora para todos".
A reportagem diz que a escolha é de ficar
Todos os prédios da igreja estão na área da Faixa de Gaza que Israel pediu para ser evacuada à tarde para se proteger do bombardeio. Os paroquianos "estão lá, não temos estruturas da Igreja no sul", explica o pároco, "as pessoas estão ligadas e unidas à paróquia, que é o centro humano e espiritual de suas atividades".
Veja o vídeo do padre que reproduzimos do you tube.