seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

CAPS DE PIRAJU AGORA HABILITADO PARA RECEBER VERBAS FEDERAIS

Postado à, 682 dias atrás | 3 minutos de leitura

CAPS DE PIRAJU AGORA HABILITADO PARA RECEBER VERBAS FEDERAIS
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS ) Dr. Wandercy Bergamo, de Piraju  inaugurado pelo prefeito José Maria Costa em 2019, agora está habilitado junto aos governos federal través do Ministério da Saúde, e passará a receber verbas para a sua manutenção.
 
Desde que começou a funcionar, o CAPS vem sendo mantido pelo Prefeitura de Piraju, com uma despesa mensal em torno de R$ 30 mil e o seu funcionamento a partir de agora está totalmente regularizado para que possa se inserir em vários programas estaduais e federais. 
 
A habilitação vinha sendo pedida em Brasília, mas segundo relatou o Diretor de Saúde do Município, Sérgio da Fonte Sanches, mas o processo burocrático dificultava e atrasava o andamento da documentação.  Recentemente em conversa com o vereador Gina Borges, foi pedido a intervenção do deputado federal Guilherme Mussi, um dos deputados que ajuda muito a área hospitalar oncológica em centros maiores e também de  Maurício Neves, ambos do  PP de São Paulo, para que conseguissem agilizar o processo de regularização do CAPS Piraju.
 
Na tarde desta terça-feira, o vereador Gina Borges, e os diretores Sergio Sanches e Paulo Sara puderam dar a boa notícia para a saúde de Piraju: o CAPS estava finalmente habilitado.
Mauricio Neves é pré candidato a deputado. Gina Borges comemorou a conquista para Piraju, pois com o recebimento de verba federal “deixa de sair dos cofres públicos municipais cerca de 360 mil reais por ano, que podem agora ser investidos em outros setores carentes dentro da área da saúde.”
 
Paulo Sara também destacou a importância da verba federal, pois no CAPS trabalham diversos profissionais como médicos, psicólogos, psicopedagogos e outros profissionais da parte de serviços gerais e atendimento, que geram um custo operacional.
O CAPS Dr. Wandercy Bergamo de Piraju atende hoje, segundo o psicólogo Rodrigo Jacomini 280 pessoas, com problemas mais graves na área da saúde mental. No CAPS o paciente encontra atendimento médico, psicológico, assistência social, terapia ocupacional, além da realização de oficinas terapêuticas com o objetivo de trazer aos poucos, mais autonomia  e qualidade de vida para estes pacientes, resgatando sua cidadania.