Campanha de vacinação contra HPV é ampliada para adolescentes de 15 a 19 anos
Postado à, 1 dias atrás | 3 minutos de leitura
Vacina gratuita está disponível no SUS e protege contra os tipos mais perigosos do vírus, que podem causar câncer em homens e mulheres.
Em Piraju e cidades da região, a imunização pode ser feita em todas as Unidades de Saúde (ESF).
O HPV (papilomavírus humano) é a infecção sexualmente transmissível mais comum do mundo. Ele pode afetar homens e mulheres, causando verrugas genitais e estando associado a diferentes tipos de câncer, como de colo do útero, ânus, pênis, boca e garganta.
A vacinação contra o HPV, oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é a forma mais eficaz de prevenção. Aliada ao uso de preservativos, ajuda a reduzir significativamente o risco de transmissão.
Em Piraju, Timburi, Sarutaiá, Manduri, Óleo e região, a campanha segue em todas as Unidades de Saúde (ESF). O público-alvo original é formado por crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, mas o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária: até dezembro de 2025, jovens de 15 a 19 anos que ainda não receberam nenhuma dose também podem garantir sua proteção.
Boatos e verdades sobre o HPV
O vírus HPV só afeta mulheres? Boato. Homens também são afetados, podendo desenvolver verrugas genitais e câncer de pênis, ânus e orofaringe.
O HPV geralmente não apresenta sintomas? Verdade. As manifestações podem surgir semanas ou meses após o contágio, mas as lesões precursoras de câncer podem levar anos para aparecer.
Existe vacina contra o HPV? Verdade. A vacina é a maior forma de proteção contra o vírus e está disponível gratuitamente no SUS.
A vacina é só para adolescentes? Boato. Além de crianças e adolescentes, também têm direito à imunização gratuita pessoas vivendo com HIV, transplantados, pacientes oncológicos, usuários de PrEP e pessoas com papilomatose respiratória recorrente.
As Secretarias e Departamentos Municipais de Saúde de Piraju e região reforçam: quem tem de 15 a 19 anos e não recebeu nenhuma dose também pode se vacinar. Procure sua Unidade de Saúde (ESF).