seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

CAMPANHA “AMO DEZEMBRO” PEDE DOAÇÃO PARA FUNDO DO IDOSO

Postado à, 1219 dias atrás | 4 minutos de leitura

CAMPANHA “AMO DEZEMBRO” PEDE DOAÇÃO PARA FUNDO DO IDOSO
Reportagem Gervásio Pozza
Piraju conta com quase 6 mil pessoas com idade acima dos 60 anos, ou seja, quase 20% da população pode ser considerada idosa, conforme definição etária padrão.
Em razão do alto índice dessa faixa etária, o Conselho Municipal do Idoso de Piraju vem estimulando há alguns anos a doação de valores devidos ao Imposto de Renda para o Fundo do Idoso.
Há cerca de 4 anos, a inciativa foi do pirajuense aposentado Manuel Bersi, que foi seguida por outros cidadãos. O montante doado no final de 2019 e em 2020 alcançou mais de 75 mil reais.
Os membro do Conselho do Idoso autorizaram seu presidente, Vítor Ferrazolli Júnior, e o titular Gervásio Pozza Filho, a contatarem os doadores passados e agradecerem pelo apoio e solicitando, se possível, a mesma iniciativa em 2020/21. Além disso, está ocorrendo uma visita personalizada a cada escritório ou organização contábil sediada em Piraju, para que os contadores possam apoiar a campanha.
Conforme explica Victor, “as pessoas interessadas em apoiar e depositar no Fundo do Idoso determinada quantia, primeiramente querem compreender, entender como é feita essa doação de até 6%, em dezembro, ou até 3% no ano da entrega da declaração de I. R., pelo formulário completo. Para essas informações mais detalhadas, as pessoas procuram o seu contador de confiança, de forma que os contadores e contabilistas são fundamentais no fomento da campanha e do montante de doações”.
A principal entidade beneficiada com as doações foi o Asilo São Vicente de Paula, que em 2019 conseguiu, com os recursos, investir R$ 47 mil na instalação da primeira etapa de energia elétrica solar, passando a economizar mensalmente cerca de R$ 1.300,00 na conta de luz.
Em 2020, os recursos foram fundamentais para investimentos e aquisição de materiais e produtos na prevenção do público idoso ao coronavírus.
Necessitamos de pessoas que possam assumir papeis de maior responsabilidade social, pois os recursos para entidades sem fins lucrativos são cada vez mais escassos, mas a demanda para atender idosos permanece sempre crescente.
 
Como doar
A pessoa física que efetua a declaração no modelo completo, poderá – até dezembro de 2020 - doar até 6% e deduzir este total do valor estimado do imposto de renda devido (ano-calendário 2020) na declaração entregue em 2021.
Em 2021, a pessoa física poderá doar somente até 3% do imposto realmente devido, no ato do preenchimento da Declaração, apresentada em 2021.
Já a pessoa jurídica poderá doar até 1% do imposto de renda apurado pelo Lucro Real na declaração (exercício de 2020) a ser entregue no ano de 2021.
O processo é uma simples transferência bancária! Basta que a pessoa física vá até sua agência bancária e efetue a doação de até 6% do valor devido de seu I. R. e guarde o comprovante de depósito para futuro abatimento do valor devido que será pago na entrega da declaração em 2021. A conta do Fundo Municipal do Idoso é 21096-X, Banco do Brasil, agência Piraju 77-9.