seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

Baixa adesão vacinal provoca surto de gripes e resfriados em Piraju

Postado à, 13 dias atrás | 6 minutos de leitura

Baixa adesão vacinal provoca surto de gripes e resfriados em Piraju
A edição desta semana do vídeo  Sexta da Prevenção, do Hospital Informa, trouxe um alerta direto da médica Gabrielle Briani sobre o surto de síndromes gripais que atinge Piraju.  Ela atribui  a  atual onda de gripes e resfriados em Piraju principalmente à baixa adesão vacinal. 
 
A médica abriu a fala destacando que o aumento é generalizado: “Eu sei que não é só no seu postinho, não é só no meu postinho, é na cidade toda, gente.É estranho, né? Não era para estar acontecendo uma explosão de casos assim, nessa época do ano de síndromes gripais.A baixa adesão à vacinação é a causa central do surto", afirma  Dra. Gabrielle.
 
Puxando orelha: “a adesão vacinal foi muito baixa, então eu já queria puxar a orelha de todo mundo aí que não tomou vacina até agora. Os postos ainda têm a vacinação para fazer. Se você não tomou, você sua criança, seus parentes, vá, procura atendimento, porque a baixa adesão tá causando essa onda de refriados e gripes. Sim é a falta de vacinação que é uma das causas dessa explosão de casos de gripes e refriados.
 
Sobre a vacinação contra gripe
 
►“Ela é uma vacina sazonal, ela muda todos os anos. Então, ai, nossa, esse ano eu não tomei, mas ano passado eu tomei… Tem que tomar todo ano, gente, não tem como ser um ano só.”
 
Ela esclarece ainda:
►“Desde a época do Covid, que a gente ficou muito de máscara, não tivemos contatos com muitos outros vírus naquele período, nossa imunidade teve aí uma alteração.Até a gente construir de novo demora um pouco, e a vacinação faz parte da construção dessa imunidade.”
 
Sobre a evolução dos quadros, ela observou:
“Embora hoje não estejam evoluindo tanto para óbito como na época do Covid, elas causam muita alteração na qualidade de vida. A pessoa fica com muita febre, com muita dor no corpo, dor de cabeça, tosse… acaba atrapalhando o trabalho da pessoa.”
 
Responsabilidade individual .
“Então a gente precisa colocar a mão na nossa cabeça de novo, mais uma vez eu tenho que dizer: vamos tomar cuidado e nos vacinar.”
 
A máscara  não foi esquecida: 
“Se você começou com algum sintoma gripal, usa máscara, gente, a máscara tá aí para isso também, ela não ficou esquecida lá no Covid não, ela tá aí.A gente precisa retomar o uso delas quando a gente, nós mesmos, tivermos a responsabilidade sobre nós, sobre os nossos sintomas, isso pode evitar a propagação.
 
Sem pânico, mas alertas
“Não entre em pânico.  São sintomas gripais, eles são leves, normalmente, nas pessoas mais saudáveis. Pode ficar mais sério em algumas pessoas, mas é baixíssima a população que evolui para complicações. Mas é preciso atenção.
 
Crianças sintomáticas não devem ir para creches e escolas
►“Se meu filho está com sintoma gripal, eu não vou mandar ele para creche, não vou mandar ele para escola até eu descobrir se é um Covid, se é um outro vírus que tem, que causa gripe, se é a influenza, tá?”
Melhor dia o teste
 Dra. Gabrielle  orienta sobre uma dúvida que todos têm. Qual o melhor dia para fazer o teste para a Covid, Influenza A, Influenza B. 
“O melhor dia, gente, só lembrando, para fazer o teste, é no segundo dia de sintoma.”
 
“ Exames, não adianta fazer no 1ºdia:  ‘Nossa, eu comecei com sintoma essa madrugada, eu vou lá no posto de saúde’, não adianta, pode dar um falso negativo.Espera um pouquinho, hidrata, repousa, fica descansando, use máscara e no dia seguinte vá lá e faça o teste.” “No posto de saúde, a gente tem o teste de Covid e nas farmácias e laboratórios da cidade vai ter o teste que tem as três finalidades: Covid, Influenza A e Influenza B.”
 
Ela deixa um alerta:  A pessoa pensa “Eu sou jovem, eu sou ativa, eu tenho saúde. Por que que eu vou tomar?” “Porque eu não contraindo o vírus, eu não passo esse vírus para outras pessoas, ou se eu pego a forma mais leve, eu não fico tão contagiante também.
 
 “Vá atrás das vacinas, use máscara se você está com sintomas e vamos colocar a mão na consciência para diminuir essa onda".

Compartilhe:

Facebook WhatsApp E-mail