seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

Endereço: Rua Carlos de Campos 177 - Piraju/SP - CEP 18800-000

notícias

Voltar

#atitudepela vida : Piraju investe na consciência das pessoas para superar etapa

Postado à, 20 dias atrás | 7 minutos de leitura

#atitudepela vida : Piraju investe na consciência das pessoas para superar etapa
Piraju investe na consciência das pessoas para superar etapa
Campanha ‘Atitude pela Vida’ abraça várias ações para melhor eficácia do combate ao covid-19. “Consciência é a palavra-chave do momento”
 
Falando em nome do Prefeito José Maria Costa e do vice, Carlos Pneus, o diretor administrativo da Prefeitura, Paulo Sara, em reunião na quinta (25) com funcionários municipais e integrantes de equipe de segurança privada explicou e lançou a campanha “Atitude Pela Vida”, onde o objetivo geral é transpor o mais rápido possível a fase de controle da pandemia em Piraju. A meta é específica é salvar vidas e de forma urgente também permitir que o comércio volte a abrir suas portas totalmente e se recuperar dos impactos negativos que decisões estaduais e judiciais estão provocando na economia local e nacional.
Na reunião, a Câmara de vereadores também se fez presente com um representante, vereador Paulinho.
O encontro reuniu diretores e funcionários de vários Departamentos e setores, como Saúde, Vigilância Sanitária, Trânsito e Fiscalização, Educação, Turismo, Esportes e Cultura, além de funcionários do setor Administrativo e seguranças de equipe contratada para apoio na fiscalização de áreas públicas.
Sara destacou que, apesar das ações de fiscalização e ações contra aglomerações, a campanha pretende “que todos nós possamos de uma vez por todas compreender que o controle da pandemia passa pelo comportamento responsável das pessoas. Não é possível que ainda tenha gente que se aglomera de madrugada e acha que isso não provocará nenhuma consequência. Consciência é a palavra-chave do momento”.
Segundo especialistas, na atual conjuntura a contaminação de pessoas está diretamente associada às aglomerações, especialmente de grupos sem máscaras, que ocorrem em pontos isolados. As pessoas estão morrendo por causa da irresponsabilidade de alguns cidadãos, em sua maioria jovens, que relaxam com a prevenção e que não somente levam o vírus até suas casas como também estão sofrendo com a nova variante do vírus que ataca pessoas saudáveis.
A campanha “Atitude pela Vida” também compreende uma ação para estimular a doação voluntária de alimentos para famílias vulneráveis que estão sofrendo diretamente com a fome e desemprego, as piores consequências da paralização da economia. As doações são para a Assistência Social e podem ser feitas no Centro de Convenções “Dr. Richardson Louzada”. “Em algumas mesas não faltam alimentos e é importante ajudar quem pouco ou nada tem. O mundo não é justo, mas pode ser solidário”, é o principal conteúdo da campanha.
 
Fiscalização mais intensa
Com a reorganização das ações, uma equipe de funcionários está recebendo denúncias pelos telefones 99702-2120 (whatsapp, 24 horas) e 3305.9012 (ligações, das 8h até meia noite), agilizando o repasse das informações aos grupos de fiscalização.
Além da equipe formada por fiscais da Prefeitura de Piraju, mais duas equipes somaram-se à vigilância municipal: uma delas é formada por funcionários do Departamento de Educação, e outra é a equipe privada de segurança. A razão dessa ampliação é intensificar a fiscalização para evitar ou proibir eventuais aglomerações.
Para responsabilizar pessoas que realizam trotes, as ligações telefônicas estão sendo gravadas e, com apoio da Polícia, poderão ser abertos procedimentos de responsabilização criminal.
As três equipes de ronda estarão fiscalizando, além das denúncias recebidas, as quadras esportivas, praças, campinhos, beira do rio Paranapanema, Parque Fecapi, Prainha e Pedrinha, além de outros pontos ou áreas públicas de concentração de jovens ou grupos de amigos. As aglomerações nesses lugares são os principais fatores da contaminação que está ocorrendo na cidade.
Domingo (21), por exemplo, foram contados mais de 180 carros no Parque Fecapi que, agora, vai permanecer completamente fechado, apenas com um sistema de controle para atividade comercial de restaurante existente no parque.
 
 
Feriadão em São Paulo
Com a decretação de antecipação de 5 feriados na cidade de São Paulo, a partir de 26/03 haverá 10 dias em que famílias certamente se deslocarão para o litoral ou interior do estado.
Em Piraju, as ações continuarão no sentido de orientar sobre prevenção e não permitir aglomerações. “Não podemos impedir a vinda das pessoas, por sermos uma cidade turística que vai depender dessas pessoas no futuro, mas não permitiremos nenhuma exceção em relação aglomerações”, destacou Luiz Francisco, diretor de Trânsito e Fiscalização.
Sara explicou que poucas cidades do mundo foram eficazes com barreiras impedindo entrada de pessoas. “Nosso problema principal está aqui dentro, quando pessoas se aglomeram e, alguma delas, com ou sem sintomas do covid, infecta as demais e estas levam para suas casas ou locais de trabalho”.
 
Comércio e vacinação
“Quanto mais cedo vencermos o vírus, mais rapidamente vamos abrir o comércio”, disse Paulo Sara na reunião com as equipes de trabalho da campanha “Atitude pela Vida”. Falando em nome do prefeito e o vice, Zé Maria e Carlinhos, Sara afirmou que “todos sabemos que o fechamento do comércio provoca desemprego e tira o sustento das famílias, trazendo sofrimento à cidade” e, por isso, a vacinação em massa é fundamental para derrota final do vírus.
 
“Mas o controle da pandemia tem que vir antes, para as lojas funcionarem com as medidas de prevenção, basicamente respeitando o distanciamento prudente entre clientes, o uso de álcool em gel e da máscara”, finalizou Sara.