seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

Assessoria da Jurumirim enviou nota oficial sobre situação do reservatório

Postado à, 419 dias atrás | 2 minutos de leitura

Assessoria da Jurumirim enviou nota oficial sobre  situação do reservatório
A assessoria de Imprensa da UHE Jurumirim entrou em contato com a Folha de Piraju por whatsapp na quarta-feira. 
No mesmo dia a editora do portal e jornal, Maria Ângela (Laka) relatou na reunião da Defesa Civil que as empresas barrageiras não enviam informações com constância sobre operações nas usinas e reservatórios.
"Isso não ocorre nem nas cheias nem nas estiagens" disse a jornalista que após contato com a assessoria de impresa da Rio Paranapanema Energia solicitou conforme foi orientada via e- mail informações a respeito das manobras e situação do reservatório em questão. 
 
Assim, nosso portal folhadepiraju.com foi informado  por e- mail que: "em 23 de fevereiro de 2023, a Usina Hidrelétrica Jurumirim opera com os vertedouros abertos e uma vazão defluente média prevista de aproximadamente 692 m³/s. Trata-se de uma operação normal determinada e coordenada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em virtude das condições meteorológicas e novas previsões de chuva para a bacia do rio Paranapanema. Vale ressaltar que a Usina Hidrelétrica Jurumirim, assim como as demais hidrelétricas do País, tem sua operação coordenada pelo ONS conforme os procedimentos aprovados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), tanto no que se refere à produção de energia, quanto ao controle do nível do reservatório".
Ou seja,  embora com todos vertedouros abertos a Jurumirim ainda não está na sua capacidade máxima e vem monitorando a situação. 
Importante ressaltar que essa nota diz respeito ao reservatório acima da barragem  de Jurumirim no local conhecido aqui na região como a ponte de Cerqueira.