seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

Ambientalistas levaram abaixo assinado à Câmara de Piraju em 2017

Postado à, 753 dias atrás | 2 minutos de leitura

Ambientalistas levaram abaixo assinado à Câmara de Piraju em 2017
   Não foi atoa que os ambientalistas reclamaram da posição do vereador Érico Tavares esta semana. Em março de 2017 a Câmara de Piraju recebeu um abaixo assinado em prol do rio. Na ocasião Érico era vereador. 
  A entrega do abaixo-assinado em prol do Rio Paranapanema na Câmara Municipal de Piraju aconteceu em março de 2017. O abaixo-assinado levado aos vereadores da época reuniu 2.586 assinaturas de pessoas interessadas em proteger o Parque do Dourado, todas eleitoras da Estância e identificadas com título de eleitor. Membros do Movimento Panema Livre e da Organização Ambiental Teyquê-Pê, responsáveis pela coleta de assinaturas, mostraram com o documento na ocasião que a população de Piraju tem interesse em defender o trecho vivo do Rio Paranapanema e que a causa ambiental local não é uma questão de “meia dúzia de pessoas”, mas sim de uma parcela considerável do eleitorado pirajuense. 
  “A sorte está lançada”. Os idealizadores da proposta do abaixo-assinado acreditam que essa ação seja a maior já realizada em prol do Paranapanema desde os tempos da Braskraft (quando a cidade se mobilizou contra a instalação de uma indústria de celulose às margens do rio), já que milhares de pessoas foram mobilizadas ao longo dos dias de coleta.
É válido ressaltar que as 2.586 assinaturas não envolviam eleitores de outras cidades, pessoas menores de idade e tampouco idosos sem título de eleitor. Caso a participação dessas pessoas fosse liberada, o número de colaboradores do abaixo-assinado teria sido consideravelmente maior. 
Talvez os atuais vereadores devessem lançar mão desse abaixo assinado (que deve estar arquivado na Câmara) para mostrar que a sociedade  de Piraju como um todo de longa data luta pela preservação do trecho vivo do Paranapanema com mobilização da Movimento Panema Livre e da Organização Ambiental Teyquê-Pê,