O texto a seguir mostra o quanto a saudade marcou as pessoas durante a pandemia, no caso em questão o texto expressa uma saudade diferente daquela que sentimos de ficar longe de entes queridos, mas demonstra o quanto foi difícil para os adolescentes ficarem longe da escola que representava toda a integração e vida social de muitos alunos como o autor da crônica. O texto que você vai ler a seguir é do aluno Marcus Vinicius Oliveira Jorge, 16 para a sua escola o Colégio Nhonhô Braga durante a pandemia.
Marcus estuda na escola Nhonhô Braga na segunda série do ensino médio, itinerário de humana. O projeto de vida dele é ser professor de Língua portuguesa e juíz.
No momento pretende fazer intercâmbio para o Canadá. Super antenado em tudo MARCUS JORGE também faz curso de eletrôtecnica a noite na Etec.
Veja o texto que retrata toda sua ligação com o colégio:
Saudade não tem mais como definir o que sinto, saudade de um local , de um determinado local ,aonde era eu mesmo ,aonde eu chamava de casa ,aonde mora meus sonhos mais profundos e desejos instantaneos , eu estou falando da minha Escola,a escola na qual aprendi muitas coisas, aonde aprendi a ser eu mesmo,aonde conheci meus amigos, aprendi a ser alguém, aonde aprendi a ser humano, conheci pessoas maravilhosas la , fiz laços inquebraveis, fiz alianças onde jamais pode ser desfeitas, conheci muita gente, mas eu reservei um espacinho para falar da saudade que estou dela , ahh nao tem como resumir essa pessoa numa frase so,nao ha como ,jamais ,mas entao me fez ver o meu verdadeiro potencial ,me ajudou em tudo que precisava ou melhor ajuda no que preciso ,sempre atenta com dificuldades de todos ,amiga de todos, bondosa ,ser humano bom que pude conhecer ,meu coraçao canta de saudade de ti, a uma muitas pessoas que na qual meu coraçao chora de saudade , mas e a vida ,cruel sim mas ensina a dar valor a muitas coisas que não damos, nao dar valor o que e bom, não da crédito a coisas que para aquela pessoas e insignificante mas depois se torna importante demais para ela ,quando faz falta .
Quando andei pelos seus corredores pela primeira ,"que momento " eu me apaixonei ,hoje aqui depois de 4 anos ai choro de saudades , imagino como voce esta , como cuidaram de você , eu não consigo parar de pensar em você , o jeito que você me acolheu nao momento de angústia, o jeito que você me fez sorrir no momento de choro constante, o jeito que você me abraçou no momento de carência ! Ah ! Que saudades ,muito, saudade da saida, saudade da entrada , saudade do fervo depois do almoço, saudade dos professores ,dos gestores, saudade das sextas,das festas, dos momentos bons,de cada canto, de cada espaço,posso hoje estar triste por que, iremos demorar para nos encontrar novamente e poder de dar um abraço ,mas quando chegar esse momento ,todos iram dizer "que momento foi esse" ,emocionaram -se com cada gesto,cada toque, cada palavra não dita, cada olhar, cada suspiro, cada momento ...
Espero reencontra lo ,para correr para seus braços e você poder da um abraço e dizer que vai ficar bem e poder gritar dizer que eu fui feito para ser seu ..enquanto isso nao acontece fico na expectativa de te ver novamente
Te amo mil milhões ...
Espero te ver em breve
Amo muito de verdade
Marcus -9A
Ps : "eu fui feito para ser só seu lembra " - você disse apenas com um olhar ..quando te vi pela primeira vez .
Ate o nosso abraço .. Será o momento do século 21.
Fim
Nota da Redação da folhadepiraju.com - Uma alegria poder publicar e ficar aqui nessa plataforma registrado o texto de Marcus. Ele nasceu em Piraju dia 16 de outubro de 2006 às 11 h 07 minutos da Manha de uma segunda feira,e atualmente tem 16 anos .
Tem 6 irmãos, quatro por parte de pai e dois por mãe , que no caso chama Erica . Ele mesmo relata sua história: "sou descente de Africano, indígena e europeus.Estudo na escola Nhonho Braga desde 2018 , hoje frequento a 2ª série do ensino médio , do itinerário de Humanas . Nesta escola aprendi de tudo , aprendi a me conhecer , e desenvolver as minhas habilidades . Sou jovem acolhedor , lider de turma , ator da companhia de Teatro (estava na peça Paixão de Cristo) e também já fui gremista , lider de clube , entre outras coisas. Aprendi o que é sonho e como fazer para alcança-lo por isso desenvolvi muitas habilidades que na qual ira ajudar nos meus sonhos , como a uma oratória boa para como um bom juiz e advogado , uma boa escrita para um jornalista de grande porte e um conhecimento perfeito em lingua portuguesa para um bom doutor na área .
Eu tenho vários sonhos e muitos deles registo no meu caderno de sonho , como fazer intercâmbio no Canadá, Viajar para Paris , uma cadeira na grande academia de letras , mestrado /doutorado e phd em letras e direito e que sei que irão se realizar se eu correr atrás e acreditar no meu potencial .
Então já fiz e faço cursos para minha aprendizagem como, cursos de línguas no CEL , e eletrotécnica na Etec de Piraju, após a minha saída do ensino médio , pretendo cursar a UEPG , UEMP e escola federal de Avaré para que minha vida profissional seja concretizada.Por enquanto pretendo , continuar estudando , escrevendo , recebendo orientação da gestão da escola , de todos professores , como por exemplo : as professoras de Língua portuguesa Lais e Eliana, a de Matemática Talita e Filosofia Franciele e minha melhor amiga Gabriely para o meu aperfeiçoamento pessoal , profissional e acadêmico .
Termino com uma frase
"Eu sei o preço do sucesso: dedicação, trabalho duro e uma incessante devoção às coisas que você quer ver acontecer."