seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

Alerta de Saúde: Obesidade em Pets Brasileiros Atinge Níveis Preocupantes

Postado à, 31 dias atrás | 4 minutos de leitura

Alerta de Saúde: Obesidade em Pets Brasileiros Atinge Níveis Preocupantes
A obesidade entre animais de estimação brasileiros, especialmente cães e gatos, requer atenção. Segundo os dados do Banfield Pet Hospital, rede norte-americana pioneira em cuidados veterinários, de 2011 a 2020 o número de cães brasileiros obesos ou com sobrepeso cresceu 108% e o de gatos, 114%.
 
 
 
 
A mesma pesquisa apontou que no Brasil 25% a 40% dos animais de estimação enfrentam a doença, o que além de contribuir para o sedentarismo, torna-o mais vulnerável a outros problemas de saúde. Além disso, uma pesquisa revelou que, embora 95% dos entrevistados se preocupassem com a obesidade de cães e gatos, 41% adiam a ida ao veterinário por causa do problema.
 
 
 
 
Marcos Calsavara, diretor comercial da Brazilian Pet Foods, acredita que a situação é alarmante e, para ele, é essencial que os tutores se conscientizem sobre as consequências da má alimentação e da falta de exercícios físicos para a saúde dos seus animais.
 
 
 
 
A preocupação crescente com a obesidade em animais de estimação brasileiros, como cães e gatos, está levando os tutores a repensarem os hábitos de vida de seus animais. A dieta consumida surge como um dos principais vilões, onde alimentos não balanceados e em detalhes excessivos, juntamente com a escolha de produtos de baixa qualidade nutricional, estão diretamente relacionados ao ganho de peso. O sedentarismo, agravado pela vida em apartamentos e falta de espaços adequados para o exercício, também contribui significativamente para o problema.
 
 
 
 
Além disso, a humanização dos animais de estimação tem levado a hábitos alimentares saudáveis, com a oferta frequente de alimentos humanos e petiscos que ultrapassam as necessidades calóricas dos animais. A falta de conscientização dos tutores sobre os riscos associados ao sobrepeso e a obesidade agravam a situação, pois muitos não detectam os sinais ou a gravidade da condição. Problemas de saúde subjacentes, como desequilíbrios hormonais, e a predisposição genética de algumas raças também influenciam um papel no desenvolvimento da obesidade.
 
 
 
 
Para reforçar essa tendência, Calsavara acredita que é necessário fazer uma adoção de uma dieta balanceada e específica para a espécie, idade e porte do animal de estimação é fundamental. Os tutores precisam medir as porções de alimento com precisão e escolher produtos de alta qualidade. A rotina de exercícios regulares para os animais de estimação, como caminhadas e brincadeiras, é outro pilar crucial para manter um peso saudável. O controle do peso por meio de check-ups veterinários regulares permite ajustes oportunos na dieta e no regime de exercícios.
 
“O tratamento da obesidade em animais de estimação pode ser desafiador, mas com o comprometimento dos tutores e apoio profissional, os resultados são extremamente benéficos”, finaliza o Diretor Comercial da Brazilian Pet Foods.