seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

Administração Zé Maria deixa legado para o Turismo de Piraju do futuro

Postado à, 72 dias atrás | 3 minutos de leitura

Administração Zé Maria deixa legado para o Turismo de Piraju do futuro
EM FASE DE ACABAMENTO TRILHA DAS CORREDEIRAS FASE 2,
É UM ,MARCO DO TURISMO DE PIRAJU
Pela Estância Turística de Piraju, passa o importante rio Paranapanema, que sempre foi o “xodó” de todo pirajuense. Ao longo de seus quase 930 km de extensão, o rio que nasce na Serra Agudos Grandes em Capão Bonito e desemboca na foz do Rio Itararé e que possui em seu trajeto 11 barragens e suas respectivas represas,passando por Piraju.
 
Piraju tem o último trecho de calha natural do rio Paranapanema, com aproximadamente 8 km de extensão na área do parque Fecapi em Piraju. No local, também acontece a prática da canoagem slalom. Contudo o trecho sempre foi considerado perigoso e de difícil acesso, até mesmo para os pirajuenses mais apaixonados pelas belezas do rio. A população que sempre defendeu nosso “panema” e lutou contra a instalação de novas usinas principalmente nesse cenário, encontrou no prefeito José Maria Costa um nome de peso na defesa do nosso maior patrimônio.
 
Desde que assumiu seu primeiro mandato em 2017, Zé Maria tem lutado pelo rio Paranapanema, na preservação e conservação de seu trecho natural, O prefeito de Piraju chegou a quebrar uma caneta, num gesto simbólico, dizendo que enquanto ele fosse prefeito, nenhuma nova usina se instalaria por aqui.  Mas o amor do prefeito pela nossa cidade e seus munícipes, o fez ir mais além.
 
Zé Maria colocou em prática e presenteou Piraju com uma obra que há muitos anos era sonhada, mas permanecia engavetada: Uma trilha que permitisse a qualquer pessoa, jovem, idoso, cadeirante chegar bem perto das corredeiras, e ver a força da água na garganta do Rio em seu trajeto natural que trouxe até aqui o paleoíndio do Paranapanema (há 8 mil anos) e os índios guaranis que viveram naquela área antes da colonização. É nessa trilha que com seus patamares é possível prestigiar nossos atletas olímpicos da canoagem treinando numa pista natural: as corredeiras do rio Paranapanema.
 
Batizada de Trilha das Corredeiras Jose Rubens de Oliveira, ex-presidente da FECAPI a passarela que percorre toda a margem esquerda do rio em seu trecho mais bonito, o das corredeiras, foi construída em duas etapas. A primeira que leva até a pista de canoagem, batizada de fase 1 já está concluída. Agora já está em fase de conclusão a fase 2, que somada ao trecho já existente terá 960 metros quadrados. Um dos pontos mais interessantes é o deck em forma de coração, que certamente servirá de cenário para muitas fotos e até pedidos de casamento de turistas que visitam a cidade.