seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

Endereço: Rua Carlos de Campos 177 - Piraju/SP - CEP 18800-000

notícias

Voltar

À medida que surgem novas variantes, há um impulso global de vacinação

Postado à, 14 dias atrás | 6 minutos de leitura

À medida que surgem novas variantes, há um impulso global de vacinação
Do ShareAmérica
O aumento da vacinação contra a Covid-19 ajudará a combater os surtos que ocorrem em todo o mundo. Acima, os EUA enviam 33.600 doses de vacina pediátrica contra a Covid-19 ao Butão em 10 de julho (Governo dos EUA)
Parceiros internacionais estão aumentando significativamente as campanhas de vacinação contra a Covid-19 em âmbito mundial, mas afirmam que mais avanços são necessários com o surgimento de novas variantes.
 
As taxas de vacinação quase dobraram em 92 países de baixa e média renda desde o final de janeiro, um aumento de 28% para 48%*. Nesses países, 75% dos profissionais de saúde já foram vacinados. As vacinas contra a Covid-19 aprovadas nos Estados Unidos protegem contra graves doenças e a morte, até mesmo contra novas variantes, segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.
 
O secretário de Estado, Antony Blinken, anunciou os últimos êxitos na Reunião Ministerial de Relações Exteriores, realizada virtualmente, do Plano de Ação Global contra a Covid-19 (GAP, na sigla em inglês) em 19 de julho. Esse progresso ocorre após o lançamento do GAP pelos Estados Unidos e parceiros em fevereiro a fim de aumentar as vacinações contra a Covid-19 e fortalecer a segurança global da saúde.
 
Devemos ‘permanecer firmes’
Embora tenham observado um progresso significativo, Blinken e o ministro das Relações Exteriores do Japão, Hayashi Yoshimasa, que coorganizou a Reunião Ministerial, disseram que é necessário mais trabalho, já que variantes emergentes continuam a causar o aumento de novos casos de Covid-19 em vários países.
 
“A Covid-19 está longe de acabar”, disse Hayashi. “Precisamos permanecer firmes em manter e acelerar nossas contramedidas, e agir globalmente com absoluta determinação para superar essa pandemia”.
O Japão tem desempenhado um papel crucial na luta global contra a Covid-19, incluindo o envio de 245.200 doses de vacinas da Oxford-AstraZeneca a Bangladesh em 24 de julho de 2021 (© Syed Mahamudur Rahman/NurPhoto/Getty Images)
Japan has committed $5 billion to the global COVID-19 response and improved distribution in part by providing cold-chain technologies to preserve vaccines in transport.
 
Hayashi announced Japan’s initial pledge of $10 million to a new pandemic preparedness and global health security financial intermediary fund established at the World Bank. Italy and Indonesia, in their respective G20 presidency roles, spearheaded creation of the fund to which the United States has pledged $450 million.
 
The ministerial convened more than 25 countries, the African Union, the World Health Organization (WHO) and the World Bank. Participants affirmed the need for coordinated international leadership to end the pandemic and strengthen global health security. They also discussed the need for equitable access to safe, effective, and affordable vaccines, diagnostics and therapeutics.
 
Aumento do número de casos gera preocupação
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, elogiou o progresso recente no aumento das vacinações e atribuiu ao GAP o mérito pela garantia de liderança política visando apoiar a meta da OMS de vacinar 70% do mundo contra a Covid-19. Mas Ghebreyesus também disse que o aumento de casos nas últimas semanas mostra que mais deve ser feito.
 
O GAP é apoiado por dezenas de países e busca aplicar vacinas e prevenir futuras pandemias, fortalecendo cadeias de suprimentos, abordando lacunas de informação, apoiando profissionais de saúde, melhorando o acesso a tratamentos e reforçando o financiamento sustentável para prontidão e resposta a pandemias.
 
Os Estados Unidos, em parceria com o Covax, já doaram mais de 575 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 a outros países, parte de uma promessa dos EUA de doar mais de 1,2 bilhão de doses de vacinas ao mundo.
 
Na segunda Cúpula da Covid-19 que o presidente Biden convocou em maio, líderes de vários países, o setor privado e grupos não governamentais se comprometeram a doar US$ 3,2 bilhões a fim de expandir o acesso a vacinas e tratamentos contra a Covid-19, e investir na segurança da saúde global.
 
“A saúde de nosso povo é simplesmente mais segura quando estamos” trabalhando juntos, disse Blinken na Reunião Ministerial de 19 de julho. “E creio que já demonstramos isso nos meses desde que o Plano de Ação Global decolou.”
 
* site em inglês
Foto da capa
O aumento da vacinação contra a Covid-19 ajudará a combater os surtos que ocorrem em todo o mundo. Acima, os EUA enviam 33.600 doses de vacina pediátrica contra a Covid-19 ao Butão em 10 de julho (Governo dos EUA)