seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

100 dias : Cristiano, prefeito de Timburi leva demandas a SP e fala das prioridades da sua gestão

Postado à, 21 dias atrás | 9 minutos de leitura

100 dias : Cristiano, prefeito de Timburi leva demandas a SP e fala das prioridades da sua gestão
Editoria regional da Folha de Piraju
 
O prefeito de Timburi, Cristiano Amorim, esteve em São Paulo na segunda-feira, 1º de abril, em busca de recursos e melhorias para o município. Acompanhado do secretário de Governo, Beto, ele participou de uma reunião no Palácio dos Bandeirantes com representantes do Governo do Estado e da Defesa Civil, além de cumprir agenda na Assembleia Legislativa. A Folha de Piraju conversou com o prefeito no seu retorno e ele destacou as prioridades de sua gestão e reafirmou o compromisso com a população timburiense.
 
Folha de Piraju – Prefeito, qual foi o objetivo da sua vinda ao Palácio dos Bandeirantes na semana passada?
 
Cristiano Amorim – Nós estivemos apresentando para vocês aqui o Palácio dos Bandeirantes. Acontece nesse momento também uma reunião com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, e eu levei alguns pedidos para protocolar com a Secretaria de Governo do Estado de São Paulo, através do secretário adjunto Carlos Takahashi. São demandas que o Governo do Estado pediu para que os prefeitos pudessem apresentar com protocolos e justificativas e desta forma reivindicarmos as benfeitorias esperadas pela nossa população.
 
Folha – Quais são as prioridades que o senhor trouxe nesta viagem?
Cristiano Amorim – Nós temos aqui três pedidos, porque foram elencados três pedidos para que nós pudéssemos reivindicar nesse momento o que é mais prioritário. Um desses três pedidos, com certeza, nós contaremos com o apoio do nosso governo que já se comprometeu em nos ajudar. Os pedidos são para infraestrutura urbana um trabalho muito importante, para agricultura em  vários tópicos desde a conservação e de estradas e novos equipamentos, fizemos pedidos também para a área de esportes.
 
Folha – O senhor mencionou ações na área de infraestrutura. Que tipo de melhorias estão sendo pleiteadas?
 
Cristiano Amorim – Infraestrutura urbana é uma prioridade nesse momento, nós sabemos a necessidade de melhorias nas ruas, de pavimento asfáltico em vários pontos. Inclusive, em algumas partes da cidade de Timburi, nós fizemos a demarcação dos primeiros trabalhos paliativos que vamos fazer de tapa-buracos. Mas sabemos que há muitas ruas também que necessitam do pavimento, do recape. Vamos estar fazendo. Solicitamos também obras de infraestrutura para a questão dos canteiros centrais, para que possamos modernizar as avenidas e dar um paisagismo melhor já que nossa cidade é turística, uma cidade de claro interesse turítico na região, com uma paisagem e locais diferenciados e um clima muito procurado por pessoas que querem um ar saudável.Assim,ressaltamos em nossos pedidos també também pedidos de melhoria da iluminação pública.
 
Folha – O senhor falou sobre avanços na iluminação. O que já foi feito e o que ainda está previsto?
 
Cristiano Amorim – Timburi avançou muito na iluminação pública, inclusive agora em janeiro deste ano nós fizemos obras em boa parte dos bairros que não contavam, inclusive na travessa da Maria Ferreira, que era um ponto de escuridão. Mas sabemos que precisamos avançar ainda mais. Nosso projeto também é iluminar principalmente a rotatória da entrada de Timburi com uma iluminação realmente adequada. O local  que, dentro dos próximos dias, terá também uma revitalização, principalmente das guias.
 
Folha – Como o senhor vê seu papel à frente da Prefeitura neste início de mandato?
 
Cristiano Amorim – Vocês elegeram um prefeito que terá foco na cidade, que cuida e administra a cidade. E é isso que eu quero fazer porque essa é a competência número um do administrador – zelar pelo patrimônio público. Por mais que nós pegamos uma prefeitura com várias deficiências, principalmente financeira, nós temos que administrar. E administrar é cuidar da cidade, cuidar dos espaços públicos, da saúde, da educação, conservar, melhorar, seguir em frente atendendo a população e ter sempre um diagnóstico das questões mais urgentes como estamos fazendo.
 
Folha – O senhor enfrenta dívidas com a Sabesp. Como está lidando com isso?
 
Cristiano Amorim – Estive conversando em São Paulo com um assessor de governo, reivindicando ajuda junto à Sabesp, porque nós não pagamos ainda a Sabesp. Vamos ter que pagar e precisamos parcelar, rever acordos e sensibilizar a empresa que está em fase de desestatização. Estamos fazendo um levantamento da questão dos precatórios. Por isso, repito: administrar é zelar da cidade.
 
Folha – Há alguma ação nova na área da educação e relação ao autismo ?
Cristiano Amorim – Pela primeira vez nós fizemos em Timburi, no dia 2 de abril, o Dia do Autismo num movimento na escola Gilda com relação à conscientização do autismo, um dos primeiros trabalhos da nossa secretária a Gilmara que é muito competente. Queremos mostrar que Timburi é amigo do autista, é amigo da família do autista. Que somos todos iguais e todos merecem respeito. Esse trabalho foi muito bem elaborado pela nossa secretária da Educação. Queremos fazer um gesto concreto – uma mobilização – e não só postar em rede social, mas levar a inclusão e apoio a crianças e familiares.
 
 
Folha – E como o senhor pretende ouvir a população durante o mandato?
Cristiano Amorim – Estaremos reunidos com os nossos secretários municipais para elencar os principais avanços e pontos que precisam melhorar, seja no atendimento ao público ou nas repartições. Vamos colocar caixas de sugestões para que os moradores possam opinar. Também quero fazer atendimento no Centro de Saúde. Vamos ter o gabinete itinerante: um dia no mês estaremos em diferentes pontos do município para ouvir a população. O gabinete não vai ficar só na Prefeitura. Todo o poder emana do povo, e é para o povo que nós temos que governar.
 
Folha – Que mensagem o senhor gostaria de deixar para a população de Timburi?
Cristiano Amorim – Agradeço a cada um de vocês pelas orações, pelas mensagens, por tudo. Isso nos motiva a trilhar um caminho que possa dar certo para Timburi. Sabemos que todo homem público é alvo de elogios e críticas – e que críticas construtivas são importantes para aprimorar nossa administração. Uma administração em movimento é alvo de acertos e falhas. Mas o administrador tem que detectar o que está dando certo e o que está dando errado, para melhorar o atendimento. Desejo um excelente mês de abril a todos, um mês abençoado, da Semana Santa, da Páscoa, e que o nosso Senhor Jesus Cristo abençoe a cada um de vocês. Sou um filho de Timburi, nascido e criado aqui. Agora sou o prefeito escolhido por vocês e governarei pra todos e, com as bênçãos de Deus, quero administrar esta cidade com paz, serenidade, amor e dedicação.