seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

Como a certificação da Rede de Pontos Azuis vai impulsionar a infraestrutura global

Postado à, 369 dias atrás | 5 minutos de leitura

Como a certificação da Rede de Pontos Azuis vai impulsionar a infraestrutura global
Um programa de certificação de infraestrutura financiado pelos EUA busca impulsionar o desenvolvimento de projetos sustentáveis, como o parque eólico Lagoa dos Ventos, no Brasil (© Enel Green Power)
Reportagem Share América
 
A Enel Américas, desenvolvedora do parque eólico Lagoa Dos Ventos, no Brasil, implantou uma tecnologia de ponta: sensores para proteger os trabalhadores e drones visando mapear a paisagem. O parque eólico de 230 turbinas — o maior da América do Sul — foi inaugurado em junho de 2021, levando energia renovável para milhões de pessoas e criando empregos.
 
A Enel também criou um Programa Local de Qualificação de Mão de Obra para trabalhadores locais, incluindo um curso de formação de eletricistas para mulheres.
 
O parque eólico é um dos vários testes da estrutura de avaliação da Rede de Pontos Azuis, um programa que busca direcionar investimentos para projetos de infraestrutura de qualidade, principalmente em mercados emergentes com necessidades significativas de infraestrutura.
 
Bilhões de pessoas em todo o mundo ainda carecem de acesso à infraestrutura básica, desde estradas e energia confiável até água potável. A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) estima que US$ 3 trilhões adicionais em investimentos anuais em infraestrutura são necessários para impulsionar a recuperação econômica global pós-pandemia e, ao mesmo tempo, cumprir as metas do Acordo Climático de Paris.
 
No entanto, muitos projetos de infraestrutura não cumprem as obrigações contratuais. “Temos de fazer mais para garantir que a infraestrutura seja bem-feita”, declarou o secretário de Estado, Antony Blinken, na reunião ministerial da OCDE em outubro de 2021 em Paris. “Muitas vezes, a infraestrutura não é construída com sustentabilidade, resiliência ou clima em mente. Não é mantida no mais alto padrão, por isso é menos segura e menos durável.” Garantir uma infraestrutura de qualidade é o objetivo do processo de certificação da Rede de Pontos Azuis.
 
Por que Pontos Azuis?
Em 2019, os Estados Unidos, a Austrália e o Japão anunciaram a Rede de Pontos Azuis* para tornar o desenvolvimento de infraestrutura mais acessível, sustentável e confiável. A OCDE está projetando o programa de certificação a fim de criar um símbolo reconhecido globalmente que identifica projetos de qualidade que beneficiam as comunidades e recompensam o investimento.
 
O símbolo de qualidade Pontos Azuis poderá atrair investimentos para projetos de infraestrutura que seguem as melhores práticas de financiamento e desenvolvimento, envolvem comunidades e criam empregos locais. A certificação é voluntária e aberta a países e desenvolvedores que atendem a altos padrões de qualidade, transparência e sustentabilidade
 
Como todos se beneficiam
Trabalhar com a Rede de Pontos Azuis ajuda a fornecer um roteiro para desenvolvedores navegarem e cumprirem os padrões, economizando tempo e dinheiro.
 
A certificação Pontos Azuis sinaliza para investidores e governos que um projeto é de alta qualidade e merece investimento do setor privado ou apoio público. Esses incentivos para o desenvolvimento de qualidade levarão a melhores projetos que requerem menos manutenção a longo prazo.
 
“PROMOVER INFRAESTRUTURA DE QUALIDADE GLOBALMENTE DEVE 
SER UMA PRIORIDADE PARA ALCANÇAR ECONOMIAS AMBIENTAL, 
SOCIAL E ECONOMICAMENTE SUSTENTÁVEIS.”
— MAURIZIO BEZZECCHERI, CEO ENEL AMÉRICAS
 
Construindo uma rede confiável
O parque eólico Lagoa Dos Ventos é um dos vários projetos que servem como pilotos para a certificação Pontos Azuis a fim de garantir que a estrutura seja eficiente e aplicável em todo o mundo. Outros projetos-piloto incluem o Túnel Eurásia em Istambul, um centro de dados verde da Microsoft que está expandindo o acesso digital na Indonésia e uma estação de abastecimento e tratamento de água gerenciada pela Aegea, empresa que fornece água limpa para milhões de pessoas no Brasil.
 
O CEO da Enel Américas, Maurizio Bezzeccheri, afirmou ao ShareAmerica que a participação da empresa na Pontos Azuis e o apoio da OCDE ajudaram a Enel a testar processos e construir a Lagoa Dos Ventos com o objetivo de atender aos principais padrões do setor. “Promover infraestrutura de qualidade globalmente deve ser uma prioridade para alcançar economias ambiental, social e economicamente sustentáveis”, disse ele.
*site em inglês