Rolando Blanco era filho de Pio Blanco e Marina Gianetti Blanco e marcou época em Piraju fosse por seu interesse em esportes como tênis e automobilismo ou por sua atuação como presidente e membro do Rotary Clube da cidade, muito ativo na época.
Apaixonado por tênis de quadra e principalmente pelo automobilismo (as corridas de Fórmula 1 e Indy) exerceu por muitos anos a profissão de engenheiro civil atuando inclusive em empresas públicas.
Para muitos era farturense, para outros pirajuense, mas Rolando na verdade nasceu em São Paulo, ou seja era paulistano.
Foi proprietário também do Blue Moon, bar/pizzaria e restaurante na Praça Ataliba Leonel em Piraju, um dos pontos mais badalados da cidade e região, onde hoje funciona o escritório do contador Fernando Pozza.
Rolando não perdia uma só corrida dos carros da velocidade máxima.A paixão falou tão alto, que se tornou amigo do piloto Raul Boesel curitibano que passou pelo Stock car, várias outras categorias até a Fórmula 1 e por 13 anos na Fórmula Indy.
Rolando viu de perto grandes prêmios, sentiu a emoção do circo dos mais velozes do mundo que é o glamour dos bastidores que envolvem as lendas e corridas de Fórmula 1 e Indy.
Também foi presidente do Clube 9 de Julho, numa gestão de destaque. E era são paulino.
Casou-se com Marisa Martignoni com quem teve os filhos Roberta, Patrícia, Regina e Guto.
Faleceu aos 56 anos deixando saudade entre os que o conheceram por sua alegria e disposição.
Tempo passa... Fica o legado de muitas histórias que deixou.
Deixo aqui meu abraço a dona Marisa e a seus filhos.