seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

Miguel Napolitano, história viva da cidade, lança seu primeiro livro autobiográfico

Postado à, 80 dias atrás | 7 minutos de leitura

Miguel Napolitano, história viva da cidade, lança seu primeiro livro autobiográfico
Um livro reconta a Piraju de muitas de nossas lembranças- Miguel Napolitano, história viva da cidade lança seu primeiro livro autobiográfico com histórias de 1930 a 1982
Da redação- Falar do Sr. Miguel Mário Napolitano me faz recordar de conversas dos adultos que eu ouvia ainda muito criança nos idos da eleição que ele disputou com Quinzinho.Parte da familia era quinzista, parte Miguel e ficava ouvindo que ele perdera por irrisórios 68 votos. Foi ai que a ilustre figura do sr. Miguel se revelou para mim. É que ele perdeu, mas pelo que percebi pelos comentários, a margem  estreita fez despertar a simpatia até dos menos radicais.
Como era funcionário de carreira da prefeitura, na ocasião, acabou perseguido pelos adversários politicos mais revanchistas, mas ganhou uma ação contra a prefeitura, selando os comentários de muitos desafetos, e manteve-se tão integro e sem rancor que muitos ( até o próprio Quinzinho) se desculparam pessoalmente, 
Esse relato o sr. Miguel, conta no seu livro  "Piraju, tópicos do passado 1930- 1982", lançado neste sábado 17 de fevereiro, no Paccola's Bar numa noite memorável.
Sr. Miguel sempre um homem tranquilo, de posições firmes, mas de uma amistosidade impressionante visitava com muita frequência a redação da Folha de Piraju que ajudou a fundar com um grupo de comerciantes, políticos e cafeicultores em 1965 (história que ainda pretende contar). 
Ele ia com frequência à nossa redação onde hoje é a Auto Escola São Cristóvão sempre colaborando com textos que vinham datilografados e com ótimo conteúdo histórico. E figura entre os colaboradores do jornal. 
Sempre estava em cenários políticos representando o seu partido, o PTB e embora tenham sido adversários em outros tempos, foi companheiro politico de José Ramos Arantes (Zeca Ramos) por muitas décadas. É tanta história que nem cabe numa reportagem e será preciso mais e mais livros com as memórias politicas do seu Miguel.
Miguel Mário Napolitano precisamos ressaltar é daquelas pessoas pacíficas que têm uma mente sem aflições e que não leva nada como ofensa pessoal transformando situações dificeis e sem sentido, em ensinamentos. Sem qualquer arrogância sempre foi exemplo de politico conciliador e por isso todos queriam perto por sua brandura e ótimo humor, além da experiência de  quem conviveu com muitos prefeitos e vereadores e foi ele mesmo, num feito inédito, duas vezes vereador e dez anos vice-prefeito além de ter ocupado a prefeitura no período de de 15 de maio de 1982 a 31/01 de 1983 ou seja, um curto período de 8 meses e meio. Mas de muitas realizações.
Se hoje o gabinete municipal tem uma galeria foi por uma lei de 28/01/1983 enviada à Câmara no final de seu mandato. Nos 8 meses em que esteve como Chefe do Executivo Municipal a banda municipal foi denominada Valêncio Ferreira de Campos. Foi criada em 16/06/1982 a 112ª subsecção da OAB de Piraju.
Foi no seu período que os imóveis populares passaram a ter isenção de IPTU , extensiva às entidades sociais,clubes de serviço , escolas de samba e sociedades amigos de bairro. Foram plantadas mil árvores ornamentais nas vias públicas continuando um projeto do DAEE na época. Foi ele que entregou a primeira etapa de 127 casas do Conjunto Augusto Morini. Também autorizou a cessão de local para instalação do Museu Histórico e Pedagógico Ataliba Leonel. Fez a inauguração do saudoso Gran Prix american bar  construido pela empresa Trans Europa Turismo na época do empresário Antônio Carlos Santoro. A inauguração do Centro de Lazer dr. Luiz Ferreira de Oliveira, foi iniciada no mandato de Francisco Rodrigues e ele como prefeito interino concluiu a obra e a inaugurou.
Entre tantas outras de suas ações quando na prefeitura estão a concessão de motorista para APAE, galerias pluviais em muitas ruas, canalização de trecho do ribeirão Boa vista, guias de concreto na avenida Sâo Sebastião  e outros trabalhos que estão no seu livro e nos fornecem informações ricas em lembranças de fatos, pessoas, histórias, lugares e muito mais sobre a Piraju que todos amamos.
Que seu Miguel possa em breve nos presentear com outro volume de seus relatos sempre recheados de recordações preciosas. Permitindo que pequenas coisas e fatos acontecidos no planeta Piraju não fiquem esquecidos para sempre.
Só para citar uma : foi ele que indicou ao prefeito Francisco Rodrigues o terreno onde hoje está o parque de Exposições Cláudio Dardes, e conhecido hoje como Parque da FECAPI e que tem como principal atração a Trilha das Corredeiras José Rubens de Oliveira, construida na gestão do prefeito José Maria que foi presidente da FECAPI quando seu Miguel foi prefeito. 
O livro pode ser adquirido em contato pessoal com o autor ou sua filha Maria Irma Napolitano que foi a organizadora da coletânea de tantas informações e fotos. Num gesto da generosidade que sempre o caracterizou ele quer levar pessoalmente o livro e dedicar àqueles que lhe solicitarem e vai deixar também exemplares em alguns locais da cidade como a Biblioteca Municipal.