seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

Estrada municipal das Cachoeiras recebe o nome de Dr. Luiz Carlos do Val

Postado à, 548 dias atrás | 5 minutos de leitura

Estrada municipal das Cachoeiras recebe o nome de  Dr. Luiz Carlos do Val
Estrada Municipal Dr. Luiz Carlos do Val. Assim está nomeada a partir de agora a estrada velha Piraju/ Sarutaiá, via de 9.2 Km de extensão que se inicia atrás do Colégio Nhonho Braga e termina na rodovia SP 207. A homenagem ao advogado, ex-presidente da Coopiraju, empresário rural e de turismo Luiz Carlos do Val, falecido em 2012, foi concedida por votação unânime pela Câmara Municipal de Piraju ao projeto de lei de autoria do Vereador Valberto Aparecido Zanatta, e sancionada pelo prefeito José Maria Costa.
      O descerramento da placa com o novo nome da estrada ocorreu neste final de semana com as filhas do homenageado, genros, netos e bisneto, além de outros membros da família do Val, imprensa e autoridades.
       Paulistano do bairro do Belém, nascido em 1929, Luiz Carlos do Val ė filho de Antonello do Val e Elisa Correa Vieira, e neto dos pioneiros de Piraju João Francisco Domingues do Val, construtor português, e João Marcos Correa Vieira, comerciante. Aos nove anos Luiz Carlos veio de São Paulo para Piraju para viver com a avó, pois estava acometido de reumatismo infeccioso e seu pai acreditava que o clima local pudesse lhe fazer bem. Nunca mais quis sair da cidade, pela qual sempre teve um amor verdadeiro , e onde  seguiu numa trajetória de sonhos, projetos e realizações ao longo da vida. No ano 2000, Luiz Carlos do Val recebeu da Câmara dos Vereadores o título de Cidadão Pirajuense, como reconhecimento de seu trabalho em benefício da cafeicultura e do turismo local.
    O jovem Luiz Carlos, já com sua família residindo em Piraju novamente, nutria o sonho de estudar Direito, porém seu pai, ainda temoroso com sua saúde, não aceitava custear-lhe os estudos fora. O jeito então foi juntar seus próprios recursos, trabalhando como mascate de tecidos e depois como professor primário. Feito o pé-de-meia, conseguiu se manter em Curitiba, onde se formou em Direito pela Universidade Federal do Paraná no ano de 1956.
De volta a Piraju, Luiz Carlos do Val decidiu canalizar as sobras de recursos da advocacia com a compra de pequenos lotes de terra, onde começou a plantar café, e nessa cultura descobriu uma grande paixão (que o acompanhou até o final da vida). Como cafeicultor iniciante, começou a sentir na pele a dificuldade de conseguir uma boa rentabilidade sendo um pequeno produtor, e vislumbrou então que a solução seria se unir a outros por meio de uma cooperativa agrícola. Fundou então a Cooperativa dos Cafeicultores de Piraju, no ano de 1962.
      Luiz Carlos do Val foi presidente da Coopiraju por 24 anos, elevando o que inicialmente era "uma mesa de catação de café", como costumava lembrar, a uma entidade regional com filiais em cidades como Santa Cruz do Rio Pardo, Itai, Fartura e Bernardino de Campos além da sede em Piraju.
Após sair da entidade, Luiz Carlos do Val voltou a cuidar exclusivamente de suas fazendas de café, mas, como era de sua natureza inquieta, voltou a sonhar. Desta vez com formas de desenvolver o potencial turístico de Piraju. Em 1992 iniciou o que ele próprio chamava de "complexo turístico" em uma de suas propriedades, a Fazenda Capitão Mourão, na estrada que hoje leva seu nome. O "complexo turístico", pioneiro na cidade, constava da urbanização da Cachoeira do Castelo e da Cachoeira Arco-Iris, e a construção de bares, deques, banheiros, quiosques, sauna finlandesa, área de camping, churrasqueira, restaurante e estacionamentos, além da Pousada das Cachoeiras, inaugurada em 2002.
      Luiz Carlos do Val faleceu na Pousada das Cachoeiras, na cidade que tanto amou, em 2012, na véspera de completar 83 anos de idade. Foi casado a vida inteira com a professora Marina Silva do Val, falecida oito anos antes, com quem teve as filhas Maria Angélica, advogada, Lenita, publicitária (casada com Miguel Abdalla), e Denise, jornalista (casada com Joaquim de Carvalho  Gil Filho). Deixou quatro netos, Constanza, Pedro, Conrado e Marina, além do bisneto Dom.
As filhas e familia de Dr. Luiz Carlos do Val na inauguração