seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

Amizade, por Adriano Salles

Postado à, 337 dias atrás | 3 minutos de leitura

Amizade, por Adriano Salles
Francisco Martins Fernandes, o Polaco foi aquela pessoa que sempre  cultivava um bom papo ,a família e os amigos. Filho da dona Venina e do seu Chico Fernandes cresceu em meio às  árvores frutíferas , especialmente as jaqueiras da chácara dos Fernandes ali onde o bairro Alto se encontra com a vila Jurumirim, no final da rua João Hailer sentido Bairro Alto, uma rua sem saída. A saída era para a chácara e o casarão da família, com um terraço gigante e que  décadas depois foi vendido. 
Quando criança costumava comprar doces para si e para os amiguinhos todos na padaria do seu Albino Hernandes, a padaria Santo Antônio. Todos admiravam sua generosidade.
Na Copa de 70 ele participou da carreata no centro da cidade, levando as crianças, filhos e sobrinhos. Numa animação só. 
Amigo de meu pai Edgar Salles, me recordo com muita alegria quando os dois entregavam os presentes de Natal.Meu pai de Papai Noel e o Polaco de ajudante. Pura diversão e descontração. 
Momentos de harmonia entre os familiares e amigos.
Polaco São Paulino,goleiro um apaixonado pelo futebol.
Em 1982 quando o Júnior atuava pelo Piraju F.C., a equipe pirajuense venceu a forte agremiação de Lençóis Paulista (Lençoense)assumindo a liderança da 3" Divisão. 
Chovendo muito, o gol saiu no final do jogo, o público foi ao delírio no Gilbertão.
Quando percebi o meu pai e o Polaco abraçados debaixo de chuva ajoelhados comemorando o gol do Azulão. Marcante...a cena ainda está viva na memória e no coração.
Polaco das saunas do Iate, das festas, da Fazenda Cambará, do Piraju Moto Clube.
Polaco amigo de meu avô Pedro Maximiliano
(Pedro Sapateiro).
Almoços no Restaurante São Pedro dos tempos do meu tio Fio. Cardápio não poderia ser outro, um churrasco que se estendia pela tarde de sábado. 
Negócio fechado na mesa, no fio do bigode, compra de gado.
Presenciei momentos sensacionais desse grande amigo que tem muitas histórias pirajuenses.
Polaco ficou seu sorriso..
A voz firme...
O pai amigo...
O amigo pai...
Sua amizade é como água nascente de cachoeira...limpa.
 
Atenciosamente..
Com muito respeito..
Adriano Salles e família
 
 
Nota da Redação da Folha de Piraju:  A pedido do folhadepiraju.com  Edson Carneiro nos deu um depoimento em áudio sobre Polaco. Ouça essa história inédita.