seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

Pulverização aérea traz prejuízos a lavouras e matas na região de Óleo e Piraju

Postado à, 635 dias atrás | 3 minutos de leitura

Pulverização aérea traz prejuízos a lavouras  e matas na região de Óleo e Piraju
A agricultura tem os seus percalços, chuva em excesso, falta de chuva, frio, calor, mercado, sobra de produção fatores que fazem cair os preços. Geadas, ventos fortes, granizo etc. 
Enfim, tudo isso aí, e mais um pouco.
Faz parte dos riscos da atividade. 
Só faltava agora o prejuízo vir das mãos humanas. 
A aviação agrícola é uma atividade muito interessante do ponto de vista econômico, porém polêmica e arriscada em relação ao meio ambiente circunvizinho às lavouras ou reservas naturais.
E tem sido utilizada e ocorrido no município de Óleo frequentes pulverizações de áreas em plantações de cana. E o que é lamentável, os vizinhos tem sido atingidos também.
O pior da história é o conteúdo do produto utilizado nas pulverizações aéreas que por deriva chegam às plantas das demais propriedades. Herbicidas hormonais aspergidos por aviões vem atingindo pomares inteiros de abacate, lavouras de soja e outras, além das matas nativas em áreas de preservação.
Exatamente isso por vezes seguidas conforme constatado por técnicos da Secretaria de Agricultura e Polícia Militar Ambiental da região.
O resultado dessas ações aéreas: danos fortes nas reservas naturais e culturas várias. Prejuízo financeiro de uns e ambiental de outros.
O que já deveria ser proibido em muitos municípios que possuem pequenas e médias propriedades.
O autor nega, mas o resultado foi constatado e ficou evidente pela reação das plantas. As autoridades deveriam rever essa legislação. Não é demonstração de inteligência destruir a natureza e prejudicar propriedades produtivas que geram centenas de empregos diretos em suas lavouras. Hoje existem recursos mais modernos e precisos como drones aéreos e pulverizações terrestres.
Por mais rico que seja um país não aguenta desaforos nem abusos dessa natureza.
Além da questão do prejuízo econômico causado a outros produtores por essas pulverizações na região é incompreensível e irresponsável por causarem intoxicação de animais, nascentes, pomares caseiros  e  florestas além do grave impacto sobre a saúde humana.
Onde vai parar o Brasil?