seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

Piraju faz ato de protesto com ato de repúdio contra morte de peixes no Paranapanema

Postado à, 760 dias atrás | 6 minutos de leitura

Piraju faz ato de protesto com ato de repúdio contra morte de peixes no Paranapanema
Neste sábado acontece um Ato em Repúdio  às 16h30 na Brasilinha contra o crime ambiental que ocorreu no rio Paranapanema com a morte de milhares de peixesno início desta semana, entre 20 e 23. Dois deputados Ricardo madalena e Nilton Tato já se posicionaram pedindo a autoridades superiores e relacionadas que interfiram e expliquem porque a situação chegou a isso.
Desde o dia 21 de março denúncias, com vídeos e imagens  começaram a ser postadas na internet e passaram a ser enviadas a autoridades, imprensa e ambientalistas da cidade mostrando a morte de milhares de peixes à jusante da  UHE Paranapanema concessão da Enel Green Power.
O vereador José Carlos Garcia (PV) que já cobrava da empresa alguma medidas de segurança foi o primeiro a se mobilizar levando a questão à Câmara Municipal que imediatamente fez uma denúncia de crime ambiental municiada com as provas e protocolou no Ministério Público Federal, assinada por todos os vereadores e paralelamente uma série de grupos ambientais organizados na cidade passaram a dinamizar uma série de ações para realizar um ato de protesto que acontece neste sábado a partir das 16h30 partindo da Brasilinha para a ponte da cidade de Piraju.
Na quinta-feira a prefeitura local que já tinha feito públicar no dia 22 um esclarecimento/alerta realizou uma live reunindo o diretor jurídico, o diretor administrativo e o diretor de Meio Ambiente.
A prefeitura assim como os demais entendem que houve um  crime ambiental que resultou na morte da fauna na área que é um patrimônio natural de Piraju, por tratar-se do último trecho vivo do rio Parapanemanema. O Juridico está pedindo satisfações à Enel, para iniciar um trabalho de verificar como se dá a organização do sistema à montante para que o trecho vivo do rio não fique ameaçado.
Segundo ambientalistas  houve drástica redução de fluxo de água corrente, o que causou a morte de milhares de peixes, que ficaram presos sobre as rochas do trecho de corredeiras naturais do Rio Paranapanema. 
Há vídeos que mostram também no domingo passado, não se sabe se antes ou depois da baixa uma vazão acima da média no vertedouro da ponte. Não se sabe em que sequência isso se deu , mas de qualquer forma os peixes apareceram mortos apoós essas manobras nocivas.
Existem três usinas e barramentos à montante do trecho vivo, a própria Enel, a CBA e Jurumirim. E ninguém sabe como é a organização da oporadora do sistema.
A Enel em nota em um grupo de whatsapp alega que respeita critérios da Operadora Nacional do Sistema. 
A Folha de Piraju há 500 dias fez um editorial neste portal fazendo um alerta sobre as questões a montante do rio.
Dizia: "E mais um alerta naquela ocasião: Portanto ativistas que querem salvar o nosso patrimônio, muito amor, muitas histórias, mas principalmente muito foco na forma como barrageiros e o próprio governo e seus órgãos oficiais vem lidando com tudo isso.
Vamos ver os prazos de licenças de operação de usinas e o que não cumpriram ou são exigidos, vamos acionar o Ministério Público caso seja necessário. Vamos gritar à Defesa Civil do município para que não sejamos surpreendidos amanhã com noticias de que o único trecho de rio está seco à jusante porque não cuidamos corretamente daquilo que precisava ser feito à montante para que ele pudesse ser conservado. 
Prestem atenção: preservar é deixar como está e o que os sete quilômetros de rio precisa é mais que isso, é ser conservado, ou seja, precisamos nos mobilizar para que as condições mínimas de água e corredeiras sejam mantidas o tempo todo e que a população de Piraju não pague mais uma conta ambiental. Mostremos que estamos atentos a tudo não apenas às metáforas românticas e à nostalgia sobre o rio de Piraju. 
Afinal somos do rio de Piraju."
O Ato em Repúdio acontece daqui há pouco, neste sábado. Sábado, dia 26/03/22, às 16h30 na Brasilinha.
 #crimeambiental #crimeambientalempiraju #Piraju #Panema #meioambientefolhadepiraju,#folhadepiraju.com/meioambiente
Os ativistas e população organizaram um grupo, se cotizaram e colocaram carros de som e estão confeccionando cartazes e faixas para o ato deste sábado.