seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

"Amigos da Mata Esmeralda" promoveram Caminhada Ecológica com ação de limpeza

Postado à, 365 dias atrás | 5 minutos de leitura

Essa é a foto do grupo todo
 
Créditos das fotos: Mila Maluhy
 
Uma ação muito ativa de limpeza do entorno da Mata Esmeralda, dia 16 de abril, conquistou a vizinhança da região, além de fortalecer a luta pela preservação da Mata contra a construção de um loteamento nesta área de 500 mil m2 de Mata Atlântica localizada no Butantã, em São Paulo na divisa com o Taboão da Serra na região da Raposo Tavares.
 
A Caminhada Ecológica, promovida pelo coletivo "Amigos da Mata Esmeralda", reuniu pessoas que fizeram a limpeza da área munidos de vassouras, pás, ancinhos, luvas e sacos plásticos para coleta da sujeira. Foram retirados resíduos diversos, como telhas, papéis, garrafas pet, entre outros que foram colocados em sacos plásticos e levados para área de destinação final de lixo urbano.
 
A ação de limpeza chamou a atenção de moradores da região que passeavam pela manhã por ali. Famílias com crianças que saíram para aproveitar o lindo dia de céu azul gostaram do que viram, e muitos deles se integraram à ação de limpeza, animados com a oportunidade de atuar ambientalmente e também de conhecer o movimento de luta pela preservação da Mata Esmeralda, que se tem mantido firme na resistência contra a expansão imobiliária representada pelo projeto de loteamento da área para construir condomínios de alto padrão.
 
Muitos desconheciam o movimento de preservação da Mata Esmeralda, como Álvaro, de 32 anos, residente do Condomínio Vivaz Taboão há apenas um mês. “Fiquei feliz em ver que tem muita gente bacana reunida por uma causa tão nobre”, disse ele. Da mesma forma, Alejandro Suares Horta gostou de conhecer e se integrar à causa pela preservação da Mata Esmeralda: “muito bonita essa energia espontânea do grupo que sabe o que quer e está decidido a lutar para conseguir”.
 
A Caminhada Ecológica contou com a participação de parceiros que, além da defesa do meio ambiente, ampliam a luta ambiental para que ela integre um modelo urbano que torne a cidade mais humana e sustentável. São entidades como o Fórum Verde Permanente,  o Pró-Pinheiros, o Fórum Popular da Natureza, a Rede Butantã, o Mamilos da Terra, dentre outros.
 
 
Tinha uma casa de fazenda no caminho
Foram encontrados esses 2 quadros jogados na mata. Serão leiloados para arrecadar fundos para o movimento.Seu Julinho da Cooperativa recolhia os resíduos orgânicos e recicláveis. 
Ele ia pegar só os recicláveis, mas teve mais essa tarefa
O rapaz de bike ficou na divisa da estrada com Taboão avisando para os veículos transitarem devagar.
Não entramos na mata. Ficamos mais na estrada, mesmo. Importante lembrar:
"Tem muitos vizinhos do entorno que não sabem que a mata está ameaçada"
Também coletamos assinaturas para o PL Amazônia de Pé.Tânia Triatleta Bezerra: "Estava faltando lugar na mesa e a moça assinou ali mesmo, nas minhas costas"
 
 
A fotógrafa Mila Maluhy
participa do movimento desde o início seguindo o Instagram
 
 
 
Atenção !
 
Obrigada a todas e todos que assinaram. Nós, Amigos da Mata, só traríamos coisas para o evento, se fossem para proteger! 
 
Quer saber mais sobre o Projeto de Lei Amazônia de Pé?
Qualquer cidadã/cidadão pode pedir fichas de assinaturas 
e coletar no trabalho, escola, cursos, atividades, ...
 
O Movimento Famílias pelo Clima é um dos Polinizadores (ativistas que estão se engajando na campanha através de coleta de assinatura, participação em eventos, montando banquinhas e se engajando na campanha de maneira online e offline)
 
Quer saber mais? Clica aqui:  https://linktr.ee/FamiliasPeloClima