seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

Professor Fernando Carrara, conclui formação de Hipnoterapeuta com Fábio Puentes.

Postado à, 1328 dias atrás | 4 minutos de leitura

Professor Fernando Carrara, conclui formação de Hipnoterapeuta com Fábio Puentes.
O professor, coordenador do eixo de Gestão e Negócios da Etec, Fernando Carrara, concluiu no último Domingo (30), a formação presencial em Hipnose terapêutica e clínica no Instituto Fábio Puentes. Aos 71 anos, de nacionalidade uruguaia,  Puentes  é considerado o mestre da hipnose na América Latina  e há 25 anos atua no núcleo de traumatologia do Hospital das Clínicas em São Paulo. A Folha ouviu o professor Fernando!
Folha: Professor, o que de fato é a Hipnose?
Fernando: A hipnose nada mais é do que foco, concentração e imaginação. Não há nada de místico, nem sobrenatural. Todas as pessoas possuem essa capacidade inata, basta treinar e colocar em prática. 
Folha: Aquilo que vimos na TV, como pessoas comendo cebola achando que é maçã, é real? Isso é Hipnose?
Fernando: Sim, é real, mas a hipnose vai muito além disso. O que é mostrado na TV, é o que chamamos de Hipnose de Palco, que é apenas uma forma de demonstração. O nosso foco é a hipnose terapêutica que pode ajudar pessoas com traumas, neuroses e controle da dor. 
Folha: Como é a formação em Hipnose?
Fernando: O curso de hipnose é considerado um curso livre, ou seja, não há um Conselho de Classe, e nem órgão regulamentador. Assim, a referência é o que valida a formação. Existem centenas de cursos espalhados pela Internet, mas vale observar quem é o profissional que está ofertando o curso e qual o seu currículo. Fábio é a maior referência da América Latina, não pelas diversas aparições em programas de TV, ou ter enfrentado Pedro de Lara ao vivo (rs), mas por há quase 30 anos atuar dentro de um dos Hospitais mais respeitados do mundo. 
Folha: A Hipnose Cura?
Fernando: Essa questão é muito relativa. A hipnose te ensina um estado de relaxamento e concentração, onde em muitas situações, como fobias, e crises de ansiedade, é possível reprogramar a mente. Porém, em casos cirúrgicos, serve como apoio a anestesias e controle da dor, jamais dispensando o trabalho da equipe médica. 
Folha: Como é o transe Hipnótico? A pessoa dorme? Pode não voltar?
Fernando: O transe hipnótico é um estado de relaxamento e não de dormência. A pessoa está consciente o tempo topo, e não existe nenhuma hipótese de não voltar, mesmo porque ela não vai para lugar algum(rs). Engana-se quem acha que sob o estado de hipnose a pessoa realiza atos impróprios, pois o seu senso de moralidade continua presente. 
Folha: Existe algum risco com a Hipnose?
Fernando: Com a Hipnose não, com o Hipnólogo sim! Alguns profissionais despreparados, ao usar a hipnose de rua ou de palco, para acelerar o processo, acabam optando por induções que chamamos de choque, aplicando um susto, ou algo parecido. Dependendo da pessoa, isso pode causar um estado de convulsão grave. Trabalhos de regressão também só devem ser executados quando há um estudo muito bem desenvolvido sobre o estado do paciente. 
Fernando Carrara é professor, especialista em Gestão de Pessoas e Hipnoterapeuta formado pelo Instituto Fábio Puentes.