seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

Hoje saiba mais sobre compaixão em tempos difíceis às 19h30 na comunidade o Lugar

Postado à, 349 dias atrás | 4 minutos de leitura

Hoje saiba mais sobre compaixão em tempos difíceis às 19h30 na comunidade o Lugar
Hoje você pode ouvir ensinamentos sobre compaixão em tempos difíceis. 
Neste dia 9 de maio, o irmão Pháp Luu fala sobre o caminho do Bodisatva na tradição Plum Village à partir das 19h30 na comunidade on line o Lugar. O encontro é aberto para qualquer pessoa, mesmo para quem não participa da comunidade online! Independente de sua tradição religiosa, o tema compaixão no cenários em que vivemos diz respeito a todos nós. Convide seus amigos, basta se inscrever gratuitamente clicando no link olugar.org 
O Irmão Pháp Lưu (a pronúncia é “Fap Lu” e o significado é Dharma Stream, Corrente do Dharma) recebeu ordenação monástica completa como bhikshu (homem ordenado na vida monástica budista) em 2006.  Ele trabalha com jovens em escolas e universidades, pelo movimento Wake Up, com a motivação de tornar as práticas contemplativas disponíveis em todos os níveis de educação. O Irmão Pháp Lưu topou falar conosco diretamente de sua casa no monastério Deer Park, na Califórnia (EUA). 
Ele generosamente a convite da comunidade o Lugar  (clique) se dispôs a ensinar sobre compaixão em tempos difíceis, comunidade e o caminho do bodisatva na tradição de Plum Village!
 
Um de seus depoimentos:
 
"Minha mãe foi professora em escolas públicas de ensino fundamental durante toda a sua vida profissional. Passei pela rede pública de ensino dos Estados Unidos e, inspirado por sua dedicação ao ensino, depois da universidade me tornei professor de inglês na Espanha. Mais tarde, enquanto continuava meus estudos antes de me tornar um monge, fui professor substituto em tempo parcial em escolas de New Haven, Connecticut. Vi como as crianças passaram a ter acesso sem precedentes ao corpo de conhecimento que possuímos como seres humanos, especialmente por meio da Internet. Eles tinham acesso a ferramentas e pesquisas científicas em uma escala inconcebível neste planeta até os últimos vinte anos. Apesar disso, a grande maioria ainda crescia sem saber como cuidar de suas emoções difíceis. Eles não sabiam como lidar com a raiva ou o desespero, ou como cultivar uma vida espiritual – algo que tem sido a base da educação em todas as culturas em todo o mundo.
É como quando um lago seca e nos pegamos analisando as algas secas e os detritos que permanecem no fundo para descobrir o que aconteceu. No entanto, no passado, em nosso modo de educar os jovens, havia água de verdade. A chuva caiu e encheu o lago. Ver a situação desse leito de lago seco nas escolas me motiva profundamente a agir. Acho que toda criança deveria ter a chance de aprender a ter consciência de sua respiração e de seu corpo, e saber como abraçar uma emoção forte com atenção plena: como cuidar dela, como ver que ela está sempre mudando. Essas coisas podem ser ensinadas independentemente da formação religiosa (ou da falta de religião) de qualquer pessoa."
—Irmão Pháp Luu, no texto "Filling the lake". Amanhã Irmão Pháp Luu estará conosco no lugar, num encontro aberto e gratuito sobre compaixão em tempos difíceis. 
 
Anote na agenda: nesta terça, 19h30, se inscreva para partipar. Basta clicar no link olugar.org