seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

Fake news: YouTube derruba vídeos de Bolsonaro

Postado à, 997 dias atrás | 3 minutos de leitura

Fake news: YouTube derruba vídeos de Bolsonaro
 Anderson Scardoelli / 22 de julho de 2021/ PORTAL COMUNIQUE-SE
Canal do presidente da República corre o risco de sair do ar
 
 
Em luta contra a disseminação de notícias falsas, o YouTube começou a agir contra o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). De acordo com o blog editado por Guilherme Amado, no portal Metrópoles, a plataforma audiovisual tirou do ar 15 vídeos estrelados pelo mandatário do país.
 
 
De todo o material, 14 foram lives apresentadas por Bolsonaro desde o ano passado. Desde que assumiu o Palácio do Planalto, ele realiza transmissões semanais por meio do YouTube. Em sua alegação para a derrubada, a empresa de vídeos afirma ter identificado a proliferação de conteúdos falsos. Além disso, fala-se em violação à política da plataforma, sobretudo em relação às medidas de combate à pandemia da Covid-19.
 
Nossas regras não permitem conteúdo que afirma que hidroxicloroquina e/ou ivermectina são eficazes para tratar ou prevenir Covid-19
 
“Após análise cuidadosa, removemos vídeos do canal Jair Bolsonaro por violar nossas políticas de informações médicas incorretas sobre a Covid-19”, informa a direção do YouTube Brasil. 
“Nossas regras não permitem conteúdo que afirma que hidroxicloroquina e/ou ivermectina são eficazes para tratar ou prevenir Covid-19; garante que há uma cura para a doença; ou assegura que as máscaras não funcionam para evitar a propagação do vírus”, complementa a equipe da plataforma audiovisual mantida pelo Google, em nota enviada à coluna de Guilherme Amado.
 
Presença do ex-ministro Pazuello
Ex-ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, marcou presença em uma das lives que agora estão fora do ar. Ainda como integrante do governo federal, o militar foi o convidado da transmissão realizada na noite de 6 de agosto. Titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves esteve ao lado de Jair Bolsonaro na live de 27 de agosto de 2020 — vídeo também derrubado.
 
Anderson Scardoelli
Jornalista, 31 anos. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupa atualmente.