seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

Equipe 2 da Gincana do Colégio Lumen Objetivo está focada no combate à dengue

Postado à, 62 dias atrás | 4 minutos de leitura

Equipe  2 da Gincana do Colégio Lumen Objetivo está focada no combate à dengue
 Os alunos da Olympus da Escola Lumen Objetivo um das duas equipes da Gincana que acontece sábado a noite no Ginásio Cyro Barreiros em Piraju está unida para disseminar informações sobre prevenção, eliminação de criadouros e cuidados essenciais. "Queremos inspirar todos a se juntar a nós nessa missão!"
 
 No Instagram a equipe pede compartilhamento de suas postagens. "Juntos, podemos criar uma corrente de conscientização que faz toda a diferença. Não deixe a dengue ganhar espaço em nossa comunidade!". Eles também fizeram um vídeo a respeito da campanha.
A Gincana reune duas equipes. A equipe 1 também se organizou no combate à dengue.
 
A equipe lembre que o governo de São Paulo decretou nesta quarta-feira emergência para dengue divulgando que o estado tem 31 mortes confirmadas pela doença e que há um total de pessoas infectadas que chega a 138.259. Em Piraju foram confirmados 80 casos da deonça e a prefeitura vem realizando mutirões nos bairros onde os casos são em maior número. Mas todos devem colaborar.
 
Sinais de alarme da dengue:
 
– dor abdominal intensa e contínua, ou dor à palpação do abdome;
– vômitos persistentes;
– acumulação de líquidos (ascites, derrame pleural, derrame pericárdico);
– sangramento de mucosa ou outra hemorragia;
– aumento progressivo do hematócrito;
– queda abrupta das plaquetas.
 
Tratamento:
 
Não existe tratamento específico para a dengue. Em caso de suspeita é fundamental procurar um profissional de saúde para o correto diagnóstico. O tratamento é feito de acordo com a avaliação do profissional de saúde, conforme cada caso, a fim de aliviar os sintomas. A assistência em saúde ao paciente inclui:
 
– fazer repouso;
– ingerir bastante líquido (água);
– não tomar medicamentos por conta própria;
– hidratação por via oral (ingestação de líquidos pela boca) ou por via intravenosa (com uso de soro, por exemplo);
 
No momento, só existe uma vacina contra dengue registrada no Brasil e ela está disponível apenas na rede privada. É usada em 3 doses no intervalo de 1 ano e, segundo instruções do fabricante, da OMS e da Anvisa, somente deve ser aplicada em pessoas que já tiveram pelo menos uma infecção por dengue.
 
Prevenção:
 
A melhor forma de prevenir a dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que pode se tornar possível criadouro, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.
 
Medidas simples podem ser adotadas, como substituir a água dos pratos dos vasos de planta por areia; deixar a caixa d´água tampada; cobrir os grandes reservatórios de água, como as piscinas, e remover do ambiente todo material que possa acumular água.
 
Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia – quando os mosquitos são mais ativos – proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser uma das medidas adotadas, principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.
 
Fonte:
 
Ministério da Saúde
 
Veja o vídeo feito pela equipe Olympus