A Festa de “Corpus Christi” é a celebração em que solenemente a Igreja comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às ruas.
Em Piraju e região a festa seguiu uma cronologia antes do dia principal de celebrar o Corpus Christi e seguiu um rito também depois, já que esta é a semana eucarística que culmina com o Congresso Eucarístico que estará acontecendo esta semana na Diocese de Ourinhos.
Para a Igreja Católica a riqueza espiritual da Eucaristia é inesgotável e é considerada uma remédito da imortalidade. Por isso além de celebrada como memorial da paixão, morte e ressurreição de Cristo quando é preciso ela está presente em hospitais, casas de doentes e asilos não apenas como a recordação de um símbolo, mas como presença real do próprio Cristo sob a espécie do Pão e do Vinho que pelo poder do Espirito Santo se faz presente em cada celebração.
Um dos destaques em Piraju foi para os grupos de pastorais e movimentos que na Paróquia de São Sebastião resgataram a tradição de decorar um trecho todo (em frente o Bradesco) com desenhos feitos após tingirem pó de serra e palha de café.
Para realizar o trabalho elesorganizaram um mutirão no dia 3 de junho na área da oficina do Hotel Farol do Lago, na cidade e no dia da procissão (8 de junho) começaram os enfeites por volta das 3 da manhã.
Na paróquia de São Sebastião em Piraju a a missa e procissão ocorreu no período da manhã.
Nesta reportagem algumas fotos de Piraju, Ipaussu (paróquia São Bom Jesus) e Timburi.
Algumas fotos são da Conectaai TV, de alguns dos participantes e também da Folha de Piraju
Pessoal tingindo as palhas e pó de serra.
Timburi nas próximas fotos
Ipaussu, vamos reproduzir um vídeo do Conectaai TV com Padre Gilberto. Confira.