seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

Ary Marques leva Trieste a vitória. "muito trabalho e treinamento", diz.

Postado à, 180 dias atrás | 6 minutos de leitura

Ary Marques leva Trieste a vitória.
Entrevista de Ary Marques após a vitória do Trieste.
Edição e reunião de material e informações Maria Ângela Ramos
fontes -Jornais paranaenses e amigos de Ary Marques
"Muito trabalho, treinamento e confiança. Para Ary Marques, esses foram os pilares do Trieste para chegar ao seu décimo quarto título da Suburbana diante do Novo Mundo, no último sábado (9/12), na Arena Vermelha em Curitiba, Paraná.
Ary é pirajuense,  e tem uma trajetória brilhante no futebol brasileiro. 
 
Após ser derrotado em casa e iniciar o duelo final saindo atrás no placar por 2 a 1, faltando apenas 45 minutos para o último apito final da temporada de 2023 na Suburbana Série A um campeonato tradicional e muito disputado e importante da capital paranaense, Ary Marques, treinador do Trieste, comenta que a confiança foi determinante para a equipe chegar a esse resultado, pois todos acreditaram apesar da dificuldade naquele momento que o título ainda era possível. A equipe seguia na possibilidade de vitória para a equipe tricolor e venceram.
 
Após o apito final, o treinador comentou sobre como foi a palavra com seu elenco no intervalo do duelo, que manteve a equipe viva no embate e lutando pelo título até os minutos finais. 
 
“Muito trabalho, muito treinamento, nós estávamos confiantes. Tomamos um gol, erro nosso. E eu falei para eles que se a gente melhorasse, se jogasse um pouco, iriamos virar o jogo e foi o que aconteceu. O grupo mereceu, grande vitória. É um título que o clube mereceu. Estão de parabéns, principalmente os jogadores”,  disse Ary numa de suas entrevistas após a partida a um dos jornais curitibanos.
 
Jogador que mais vestiu a camisa do Colorado
Ary é pirajuense, atuou como lateral-direito, passando pelo Piraju F. C. e depois iniciando sua carreira de jogador no Colorado Esporte Clube em 1975 sendo campeão paranaense em 1980 pelo clube.Em 1984, foi emprestado ao Clube Náutico Marcílio Dias, de Santa Catarina e sagrou-se campeão da Taça FCF.
No final da década de 1980, retornou ao Colorado E.C. e encerrou a carreia no time em 1989, sendo o jogador que mais vestiu a camisa do Colorado na história do clube: mais de 500 vezes.
A trajetória no futebol de Ary Rocha Marques, que nasceu em Piraju-SP no dia 1.º de abril de 1955, começou aqui em piraju, onde ele jogava bola com os amigos de infância no Dom Bosco. Ele foi jogando, o tempo passando, até o dia em que, já adolescente, foi observado por um jogador profissional, Nenê que tinha atuado no Piraju FC e que estava no Colorado, de Curitiba. Nenê casou-se com uma moça de Piraju e sempre estava visitando a cidade e nessas ocasiões observava o futebol de Ary e o levou para Curitiba.Ele começou jogando no time juvenil, e aos poucos foi ganhando espaço até o time principal do Colorado.
Após o Colorado fundir-se com o clube Pinheiro e dar origem ao Paraná Clube Ary passou a treinar as categorias de base do tricolor paranaense. Assim como técnico ajudou o despontar de muitos jogadores  importantes como Lúcio Flávio, Paulo Miranda, Milton do Ó, Ilan, Ricardinho, João Vitor, Edinelson e Tiago Neves. Ficou como técnico nas categorias de base de 1990 a 2005. Numa reportagem da Tribuna do Paraná fazendo uma retrospectiva ele disse que "costumo dizer que como técnico ganhei os títulos que não ganhei como jogador profissional. Fui o primeiro campeão da história do Paraná Clube. No sub-20 em cima do Matsubara em Cambará", recordou na ocasião Ary, sempre com humildade e respeito, marcas de sua carreira.
Teve também uma coleção de títulos no Mato Grosso quando foi para Cuiabá dirigir o time com o mesmo nome. “Naquele ano, ficamos em quarto no campeonato e no segundo semestre levamos invicto a Copa Governador, que garante vaga na Copa do Brasil. No ano seguinte, fomos campeões do Estado e eliminados pelo Ceará na Copa do Brasil. Em compensação, subimos da Série D para a Série C, no Campeonato Brasileiro”, orgulha-se em trecho da reportagem feita pela Tribuna do Paraná sobre sua história.
Essas são apenas algumas das histórias incríveis desse profissional disciplina e constante, sempre sério e responsável dentro da sua atuação.
 
Nas fotos o pirajuense Carlinhos Show e familiares de Ary que foram a Curitiba dia 9 ver o jogo. Ainda nesta sequência entrevista que ele deu a uma emissora antes da partida da vitória. Equilibrio é lucidez a marca de Ary. Parabéns a esse grande esportista de Piraju.