seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

Oficina de Artesanato para empreendedores artístico dia 4 de novembro

Postado à, 544 dias atrás | 4 minutos de leitura

Oficina de Artesanato para empreendedores artístico dia 4 de novembro
Pirajuense já consagrado na área artística estará apresentando dicas sobre artesanato em cerâmica
 
No dia 4 de novembro, sexta, no Centro de Convenções, a partir das 19 horas, o artista Carlo Cury fará uma oficina “Processo Criativo em Artesanato Cerâmico” aos interessados em se qualificar ou iniciar na arte cerâmica, uma das mais admiradas do mundo nas artes e economia criativa. O evento é gratuito, bastando aos interessados comparecerem.
O evento integra as comemorações dos 200 anos da independência do Brasil, que em Piraju foi realizado com a temática dos povos originários, com apoio da Fundacc, Ubuntu, Sebrae, Loja Maçônica, Casa da USP e Departamento de Cultura.
Algumas das peças utilizadas como referência na oficina são do Hartãt Acervo Indígena, de Caraguatatuba, espaço cultural que também lançará uma exposição com sua reserva técnica na Casa da USP, em Piraju, a partir de novembro.
 
A oficina
A oficina iniciará com conteúdos elementares para que o artista ou empreendedor consiga “assimilar, apropriar-se do fazer artístico”, nas palavras de Carlo Cury, “de forma que ele consiga produzir e reproduzir peças históricas, turísticas, arqueológicas, religiosos e outras mais sempre com um olhar criativo e único que cada ceramista profissional desenvolve com a prática”.
Apresentando técnicas que ele próprio utiliza em suas produções artísticas, Carlo diz que a oficina de novembro tem foco no processo criativo, ponto central de qualquer obra de arte, com finalidade comercial ou não.
“Piraju tem um passado indígena e rico patrimônio arqueológico, histórico, cultural e turístico o que estimula e facilita a criação de peças ou temas originários e atrativos”, resume Carlo, ao lembrar que a oficina contará com peças indígenas que mostram várias tecnologias em cerâmica, cestarias, bancos, vestes e ornamentos.
Para Gervásio Pozza, diretor de Cultura, trata-se também de uma oportunidade para quem deseja empreender nessa área artesanal ou mesmo aumentar seu conhecimento para outros negócios turísticos ou comerciais, pois a cerâmica é um ramo artístico que incrementa a economia cultural de diversas regiões do mundo.
 
Carlo Cury
Ceramista, arquiteto e artista plástico, Carlo nasceu em 1963, em Piraju, filho de Gilberto e dona Quitéria Cury, mas adotou a cidade de Caraguatatuba para a produção de suas peças exclusivas.
É idealizador de diversos projetos e professor em projetos de aulas gratuitas de arte para alunos da rede pública.
Em 2011, descobriu a cerâmica e investe em produções próprias ou conjuntas inspiradas em pesquisas da cultura dos povos nativos, no meio ambiente (utilitário), arte cerâmica contemporânea e na arte religiosa.
Além da paixão pela cultura do litoral norte de São Paulo, Carlo tem realizado pesquisas sobre cerâmica de povos nativos no Pará, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Tocantins e São Paulo, além de países da América do Sul e Central.
 
Carlo Cury faz oficina de processo criativo dos fazeres artesanais