seja bem vindo ao portal folha de piraju

Circulação: Cidades e Regiões das Comarcas de Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu e Avaré

notícias

Voltar

Sexta-feira da Paixão: Reflexões sobre a Humanidade em Sofrimento

Postado à, 40 dias atrás | 5 minutos de leitura

Sexta-feira da Paixão: Reflexões sobre a Humanidade em Sofrimento
 Prof. Dr. Pedro Ferreira de Lima Filho
 Sexta-feira da Paixão é um momento de profunda reflexão para os fiéis ao redor do mundo, lembrando a crucificação e morte de Jesus Cristo. Neste dia sagrado, olhamos não apenas para a história cristã, mas também para o sofrimento que permeia o mundo contemporâneo. 
 
“E, tendo posto nele uma coroa de espinhos, puseram-lhe na mão uma cana; e, ajoelhando diante dele, o escarneciam, dizendo: Salve, Rei dos judeus!”  (Mt 27,29). A imagem de Jesus sendo coroado de espinhos e escarnecido pelos soldados nos leva a refletir sobre o sofrimento daqueles que enfrentam condições desumanas, como os pacientes nas filas dos hospitais.
 
“Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.” (Mt 10,8). Essa passagem nos lembra do chamado cristão à compaixão e ao cuidado com os doentes, inspirando-nos a agir em solidariedade com aqueles que sofrem ao nosso redor.
 
“Estive na prisão, e foste me visitar?” (Mt 25,36b). Assim como Jesus identifica-se com os presos, somos desafiados a reconhecer a dignidade e o valor daqueles que estão atrás das grades, lutando por justiça e redenção.
 
“E qualquer que receber em meu nome uma criança, tal como esta, a mim me recebe” (Mt 18,5). Mesmo as crianças, muitas vezes negligenciadas e esquecidas, são preciosas aos olhos de Deus, chamando-nos a protegê-las e cuidar delas com amor e compaixão.
 
“Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes.” (Mt 25,35). Esta passagem nos recorda da importância de acolher e ajudar os refugiados e estrangeiros, reconhecendo o Cristo em cada pessoa que necessita de assistência e apoio.
 
“Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.” (Mt 5,9). O chamado à paz e à reconciliação nos desafia a buscar soluções pacíficas para os conflitos e a trabalhar pela justiça e pela harmonia em um mundo marcado pela violência e divisão.
 
“Guardai-vos e não suceda que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia.” (Lc 21,34). Esta advertência nos lembra da importância de permanecermos vigilantes e comprometidos com os valores do Reino de Deus, especialmente diante dos desafios e injustiças que enfrentamos.
 
Neste dia de reflexão e penitência, somos chamados a não apenas contemplar a Paixão de Cristo, mas também a agir em solidariedade com aqueles que sofrem ao nosso redor. Que possamos encontrar força para enfrentar as injustiças e buscar o amor, a justiça e a compaixão em todas as nossas ações, guiados pela mensagem de esperança e redenção que a Sexta-feira da Paixão nos oferece.
 
“Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.” (Mt 25,34). Assim como Jesus promete recompensar aqueles que praticam a compaixão e o serviço aos necessitados, somos incentivados a seguir seu exemplo e trabalhar pela construção de um mundo mais justo e solidário.
 
Prof. Dr. Pedro Ferreira de Lima Filho é Articulista, Assessor Executivo, Colunista Especial, Correspondente Jurídico, Polímata, Servidor Público Concursado de Carreira, Leitor Crítico, Filósofo, Pedagogo, Teólogo, Especialista em Educação Especial e Inclusiva, Pós-graduado em Ensino Religioso, Mestre em Bíblia, Doutor em Teologia e Professor Universitário nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação no Brasil e no Exterior. E-mail: filho9@icloud.com