Vereador propõe controle online das filas por consultas e exames no município
Postado à, 8 dias atrás | 4 minutos de leitura
Na 34ª Sessão Ordinária da Câmara de Piraju, em 22 de outubro, o vereador Maurívio da Ambulância cobrou transparência nas filas de consultas e exames com especialistas na rede municipal. Ele entende que o paciente tem direito de saber em que lugar está na fila de atendimento em caso de exames e consultas com especialistas.
O parlamentar sugeriu a criação de um painel online para que cada usuário saiba sua posição e acompanhe a evolução do atendimento.
“Você é encaminhado para um especialista e dizem: ‘Você vai para a fila de espera’. E você fica esperando. Por quê? Eu não entendo”, disse Maurívio.
Segundo ele, hoje "vereadores precisam apresentar requerimentos para descobrir quantas cirurgias tem e quantas pessoas tem na fila, quando a Prefeitura poderia disponibilizar o dado ao público".
Ele explica: “por que não se tem alguma coisa online?”, questionou.
Maurívio citou um exemplo de acompanhamento simples de como poderia ser essa consulta online: “Você vai passar no dermatologista. Você é o número 100 na fila. Aí eu vejo isso e, depois de um mês, vejo que já sou o número 80, e vou acompanhando”.
Conforme o vereador, "a falta de informação gera insegurança e decisões às cegas.A gente fica esperando e não sabe se é o número 100, 1000 ou 200. Teria que ter alguma coisa transparente, porque a gente nem sabe se essa fila está andando automaticamente mesmo. Será que alguém não passou na minha frente?”.
O vereador lembrou que a própria rede municipal já publica em sistema a disponibilidade de medicamentos nos postos. “Agora, os remédios que estão à disposição nos postos de saúde já ficam online, mostrando a quantidade e o que tem".
Então, ele deixou um pedido à administração que faça o mesmo com as listas de espera de consultas e exames.
Na avaliação do vereador, a informação pública ajudaria o cidadão a planejar o cuidado e decidir, quando possível, sobre alternativas.
“Quando a pessoa for encaminhada a um especialista, ela acompanha a trajetória e fica sabendo a hora que está chegando a sua vez. A mulher que vai fazer a mamografia sabe que a vez dela está chegando. Passa cinco, seis meses e a pessoa fica na esperança. E, se vê que está no número mil da fila, talvez decida fazer particular.”
Maurívio citou o Postão e as equipes de coordenação como pontos de partida para o desenho da solução.
“O Postão tem as coordenadoras, os coordenadores, as enfermeiras. Essa moçada podia parar para pensar e fazer algo transparente nesse sentido. A gente vai focar nessa mudança e ver com a equipe o que é possível".
O vereador encerrou com um apelo direto ao Executivo: “Então, peço a administração que veja essa possibilidade de transparência. A gente não vai fiscalizar isso, mas vamos fomentar para que isso seja levado a efeito.”
No vídeo da fala do vereador ele ainda aborda a questão do vale refeição, um agardecimento a agilidade da CPFL através do funcionário Cochi, fala do dia dos professores, do campinho do Eldorado fazendo uma reivindicação urgente à administração e outros temas. Segue o vídeo completo.
Numa das falas ele se refer à fila de consultas e exames. Confira